Mundo Lusíada
Com agencias
Desfalcada e sob a pressão de não poder perder se não quiser voltar para casa mais cedo, Portugal busca, diante dos Estados Unidos, em Manaus, encontrar o caminho para fazer com que seu ídolo máximo possa ser melhor aproveitado. A bola rola na Arena da Amazônia, em Manaus, a partir das 19h deste domingo, em partida válida pelo Grupo G.
“Nunca colocaria sobre o Cristiano Ronaldo a responsabilidade de uma equipe inteira. O único que tem sou eu. Eles tem responsabilidades coletivas,” afirmou o técnico Paulo Bento, que tem quatro desfalques para o duelo na Arena da Amazônia. O goleiro Rui Patrício, o lateral-esquerdo Fábio Coentrão e o atacante Hugo Almeida, lesionados, não jogam. O zagueiro Pepe, expulso na goleada sofrida diante da Alemanha, por 4 x 0, cumpre suspensão. Beto, André Almeida, Postiga e Ricardo Costa entram na equipe.
“Só esperamos que Cristiano Ronaldo cumpra sua função para a equipe, como ele faz sempre. Já passamos por momentos difíceis e conseguimos superar. Todos queremos ficar mais tempo no Brasil. Temos o apoio dos portugueses e o povo brasileiro nos apoia bastante, sentimos o calor das pessoas. A umidade é grande, é complicado, mas é para as duas seleções”, disse o companheiro Raul Meireles, meia português.
Alheia aos problemas lusos, a seleção norte-americana chega ao Amazonas em condições favoráveis. Após a vitória sobre Gana por 2 x 1 e o empate entre Alemanha e Gana por 2 x 2, a equipe do técnico Jürgen Klinsmann entra em campo sabendo que uma vitória vale a vaga nas oitavas de final e a liderança do grupo.
A comitiva lusa partiu de Campinas em direção a Manaus, onde no domingo Portugal defronta a seleção norte-americana, no estado Arena Amazônia, em jogo com início às 18:00 horas (23:00 em Lisboa). Na noite do dia 20, muitos fãs recepcionaram os jogadores portugueses em Manaus, segundo a imprensa brasileira um recorde de cerca de 600 pessoas, mesmo debaixo de forte chuva.
Treino aberto
Ainda em Campinas, os 20 convocados que restam ao selecionador Paulo Bento, do lote inicial de 23 convocados, trabalhou sem limitações, pelo menos durante os 15 minutos da sessão, realizada no campo de treinos da Ponte Preta. Este segundo treino aberto de Portugal, realizado dia 18 foi dividido em duas atividades. Os outros atletas participaram de um treinamento técnico com o tamanho do campo reduzido.
Como de costume, Cristiano Ronaldo foi bastante assediado pelos 10 mil torcedores que compareceram ao Majestoso. O melhor jogador do mundo agradeceu ao carinho dos fãs com alguns acenos. No treinamento, ele não utilizou proteção no joelho esquerdo – que tanto o incomoda devido a uma tendinite – correu em volta do gramado e fez algumas atividades com bola. Ao fim das atividades, CR7 colocou gelo na região dolorida.
Após algumas invasões de torcedores ao gramado no primeiro treino aberto, a Federação Portuguesa solicitou que o reforço na segurança. Aproximadamente 50 policiais militares garantiram a tranquilidade da seleção portuguesa. Apenas três tentativas de invasão foram registradas sem sucesso.
Dos 10 mil torcedores, uma maioria aparente de mulheres – o que era possível supor pelos gritos agudos a cada movimento do atacante Cristiano Ronaldo, melhor jogador do mundo em 2013. Antes de descer para os vestiários, após pouco mais de uma hora de treino leve, juntou-se aos colegas para atirar camisas e agradecer ao público. Foi o último a sair, ovacionado pelos campineiros, que o aplaudiam. com 0 (menos um gol de saldo), Estados Unidos e Alemanha com 3 cada.