Da Redação
Em sua tomada de posse, o presidente dos Estados Unidos usou a expressão ‘América em primeiro’ para marcar uma posição perante o mundo. Daí para frente, diversos comentários e críticas estão surgindo pelo mundo e se tornando virais nas redes sociais.
O programa da RTP, 5 Para a Meia Noite, também entrou numa brincadeira, aceitou o desafio do movimento Comedyagainsttrumpism (Comédia contra o Trumpismo) e fez um vídeo para Donald Trump. Depois da Holanda, a mensagem de Portugal já se tornou viral e foi partilhada mais de 900 mil vezes no Facebook.
O movimento “Quem quer ser o segundo” divulga um currículo do país, atrás da superpotência de Trump. Suíça, Bélgica, Alemanha, Dinamarca e Lituânia já exibiram as suas qualidades, além de Portugal.
Dos portugueses, o vídeo sarcástico parte de uma rápida alusão à História de Portugal, Trump é elucidado sobre o ano de fundação do país e a forma como os cavaleiros da Cruzada conseguiram “expulsar completamente os árabes”.
Passando pelo Brasil, quando cita a língua portuguesa e o carnaval, o vídeo ainda faz referência ao eleitorado do magnata: “60 por cento dos americanos acreditam que Portugal é uma província de Espanha. Provavelmente votaram em si”.
Confira o clip de Portugal completo aqui: