Por Odair Sene
Mundo Lusíada
Em 01 de dezembro, a sede cultural do Centro Português de Santos teve como atração o fado do grupo Senhora da Beira, vindo de Viseu, com patrocínio da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, e também da fadista Marly Gonçalves. O mesmo evento, intitulado “Tributo do Fado”, foi promovido na Casa de Portugal do Grande ABC, e depois no Rio de Janeiro, na digressão da fadista Carla Linhares e seus músicos pelo Brasil.
Ao Mundo Lusíada, o presidente da casa José Duarte afirmou que em gestões passadas realizou diversas Noites de Fado. Após a reforma que se implementou no Centro Cultural, em todo edifício, agora com uma condição especial, Duarte espera realizar este primeiro de uma série de muitas Noites de Fado. “Este salão se presta para isso, é justamente esses eventos culturais que pretendemos fazer na sede cultural”.
O presidente comentou ainda sobre o patrocínio do governo português para essa miscigenação de cantores portugueses e brasileiros no mesmo palco. “Tive o contato do Secretário de Estado, José Cesário, e achei uma ideia formidável. Logo me coloquei a disposição para colaborar e para organizar esse evento, com uma condição, que a Secretaria patrocinasse os cantores, daqui como de lá, sendo que essa renda fosse revertida para o Grupo Filantrópico Rosmaninho. Toda receita será doada ao grupo que atende nossos idosos portugueses carenciados, alguns em situação de carência absoluta”, diz José Duarte que informa, o grupo Rosmaninho atende atualmente 28 idosos, com acompanhamentos, cesta básica, visita, fraldas, remédios etc.
Os convites foram esgotados para o evento beneficente. “Tanto o grupo Rosmaninho quanto o Centro Cultural Português se orgulha de podermos contar com todos, uns com mais possibilidades outros com menos, mas que estão sempre prontos a colaborar. Percebemos as casas sempre cheias em Santos, então aqui não foi diferente” diz o presidente que esteve em viagem a Portugal, e quando chegou já estavam comprados os 200 lugares, e a casa decidiu aumentar a disponibilidade para 250.
Em uma curta solenidade, foi chamado ao palco os diretores da casa e os representantes do Grupo Rosmaninho, além do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, os quais falaram sobre o evento beneficente em prol dos idosos carentes portugueses.
Na ocasião, o cônsul-honorário de Portugal em Santos, Armênio Mendes, falou que em janeiro próximo fará quatro anos à frente do Consulado de Portugal em Santos, destacando as grandes melhorias feitas no local até o momento e bastante elogiada pelos utentes.
Fado de lá e de cá
Ao Mundo Lusíada, a fadista brasileira Marly Gonçalves falou sobre essa que é uma situação já conhecida. Ela esteve anteriormente nesta mesma casa em Santos, abrindo show para outras fadistas de Portugal. “Desta vez, tive a honra e o prazer de fazer abertura do show desse grupo, que eu espero sinceramente que retorne ao Brasil muitas e muitas vezes, porque foi uma noite especial para mim e para o trio” diz ela que fez uma apresentação acompanhada dos guitarristas Ricardo Araújo, Renato Araújo e Josemar Santana.
Uma das fadistas mais prestigiadas na região da Baixada Santista, Marly que tem apresentações semanais em Santos, elogia o público local. “O pessoal é muito carinhoso, de uma extrema bondade. Fico lisonjeada, me sinto gratificada em poder trazer, para o coração das pessoas, uma lembrança da terra onde viveram, e que eles dizem que eu busco isso com tanto carinho, me faz acreditar que eu posso continuar divulgando a cultura”.
No repertório, Marly e o trio Ricardo Araújo sempre dão prioridade para o grupo escolher seu repertório primeiro, já que ambos contam com um extenso repertório. A combinação feita antes do show também serve para as atrações na noite não se repetirem nas canções.
Além das duas especiais apresentações de fado, a casa trouxe uma culinária tipicamente portuguesa. Na entrada, bolinho de bacalhau e linguiça portuguesa, alheiras, vinho português e champagne, seguido do prato principal, um bacalhau a moda muito bem elaborado pelo Grupo Rosmaninho, além das sobremesas e doces portugueses.
No encerramento do ano, a casa recebeu seu público no dia 07 de dezembro, quando o coral Orfeão do Centro Cultural Português fez uma apresentação aos associados e amigos, e depois fez uma apresentação no dia 12 de dezembro, na ceia de natal da Casa de Portugal de São Paulo. Depois, a casa encerrou suas atividades com uma confraternização de final de ano entre seus dirigentes.
“O ano foi muito bom, concluímos a nossa reforma, banheiros e cozinhas novos, temos instalações dignas para que possamos receber convidados de honra e dar conforto aos nossos associados” finalizou Duarte.
LEIA MAIS >> Com patrocínio da SECP, “Tributo ao Fado” é promovido no ABC