Da Redação com Lusa
A tradição ancestral dos vinhos de talha vai estar em destaque no Alentejo, durante este mês e em dezembro, com a realização de quatro eventos que vão permitir aos visitantes apreciar este ‘ex-líbris’ da região.
As iniciativas dedicadas ao vinho e ao vinho de talha vão decorrer nos concelhos de Borba (distrito de Évora) e de Cuba e Vidigueira (Beja) e o primeiro começa já na quarta-feira, divulgou hoje a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).
Segundo a CVRA, o “Alentejo continua a preservar o processo ancestral de vinificação em talha, tal como os romanos faziam há mais de dois mil anos”, e nos meses de novembro e dezembro é quando “tradicionalmente ocorre a abertura das talhas”.
“Portugal, mais precisamente o Alentejo, é um dos únicos lugares no mundo a manter a tradição da talha, tendo preservado até aos dias de hoje o processo de vinificação desenvolvido pelos romanos há mais de dois mil anos”, assinalou.
Este vinho, sublinhou a comissão vitivinícola, distingue-se “essencialmente pelo facto de fermentar de modo ancestral e espontâneo na talha, através do contacto com o barro, ao invés de em cubas, o que lhe confere características únicas”.
O primeiro dos quatro eventos é a Festa da Vinha e do Vinho, que se realiza em Borba, a partir de quarta-feira e até domingo, uma iniciativa que “cruza a gastronomia alentejana com a tradição milenar do vinho de talha”.
Com animação, artesanato, gastronomia e provas de vinho, este certame é organizado pela câmara municipal em conjunto com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a CVRA e a Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo.
Segue-se, no sábado, a partir das 14:00, a iniciativa “Amphora Wine Day”, na Herdade do Rocim, no concelho de Cuba, que convida os visitantes a recuarem “mais de dois mil anos e celebrar a tradição ancestral dos vinhos de talha”.
Este evento, que conta com o apoio da CVRA, reúne anualmente, desde 2018, “mais de mil curiosos pela tradição ancestral dos vinhos de talha” para celebrar a “prática milenar de vinificação e o São Martinho”.
A Adega Cooperativa Vidigueira, Cuba e Alvito está a promover o “Mês do Vinho”, que inclui, entre outros, o evento “Talha Doc”, marcado para 11 de dezembro, em Vidigueira, com uma conferência sobre a tradição da talha e uma mostra e prova de vinhos.
Ainda no concelho de Vidigueira, em Vila de Frades, realiza-se, entre 10 e 12 de dezembro, a edição deste ano da Vitifrades, também conhecida como “Festas Báquicas”, um evento de promoção do vinho de talha.
Com mais de 20 anos, este certame é organizado pela Vitifrades – Associação de Desenvolvimento Local.
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da Denominação de Origem Controlada (DOC) Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano.
A certificação e controlo da origem e qualidade e promoção e fomento da sustentabilidade também são competências da comissão.
O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal, de acordo com a CVRA.
Com uma área de vinha de 22,9 mil hectares, 30% do vinho produzido é exportado para cinco destinos principais: Brasil, Angola, Estados Unidos da América, Polônia e China.