Da Redação
Estreia nesta quinta-feira, 24, o segundo episódio da nova temporada do podcast Cruzamentos Literários. O programa traz uma conversa entre a escritora brasileira Andréa Del Fuego, vencedora do Prêmio José Saramago com “Os Malaquias”, e a jornalista portuguesa Isabel Lucas.
Andréa fala sobre o atual cenário da literatura contemporânea no Brasil, os desafios de seu processo de escrita e o trabalho com a linguagem literária, além de ler trechos de seu romance mais recente, “A pediatra”, publicado no Brasil pela Companhia das Letras.
Escritora e mestre em Filosofia pela USP, Andréa Del Fuego publicou, além dos livros já mencionados, os volumes de contos “Minto enquanto posso”, “Nego tudo” e “Engano seu” e o romance “As miniaturas”, além de diversos livros juvenis e infantis.
Fruto de uma parceria entre o Camões – Centro Cultural Português em Brasília e a Associação Oceanos, o podcast Cruzamentos Literários chega em 2022 à sua terceira temporada. Os programas, disponíveis no Spotify e nos principais tocadores de podcast todas as últimas quintas-feiras do mês, mostram como importantes escritores pensam o mundo, a literatura e o universo da língua portuguesa.
Em janeiro, o escritor participante foi João Paulo Borges Coelho, em uma conversa com o jornalista brasileiro Manuel da Costa Pinto sobre o seu romance mais recente, “Museu da Revolução”, publicado em Portugal pela Caminho e com lançamento previsto no Brasil para 2022, pela editora Kapulana. Na obra e no diálogo, destacam-se as contradições da complexa história de Moçambique – e de África como um todo —, além de outras geografias que se relacionam com o país, desde a luta pela independência, no século 20, até o século 21.
Nascido em Moçambique, João Paulo é também historiador e professor da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo. Publicou, entre outros, “As visitas do Dr. Valdez”, vencedor do Prémio José Craveirinha, e “O olho de Hertzog”, vencedor do Prémio LeYa.
Desde sua criação, os diálogos do podcast Cruzamentos Literários têm valorizado a plurinacionalidade da produção literária contemporânea em língua portuguesa ao partilhar a herança cultural do idioma. No ano passado, entre os 18 escritores convidados figuraram, por exemplo, a moçambicana Paulina Chiziane, vencedora do Prêmio Camões, os brasileiros Itamar Vieira Junior e Noemi Jaffe, os portugueses Djaimilia Pereira de Almeida e José Luís Peixoto, o cabo-verdiano José Luiz Tavares e o timorense Luís Cardoso, vencedor do Prêmio Oceanos 2021.