Da Redação
Em 4 de novembro, atracou em Santos, pela primeira vez no país, o navio Sirena, da operadora Oceania Cruises, o primeiro dos 11 transatlânticos que farão escalas no porto até 28 de abril, quando termina a temporada. Serão 87 atracações em 66 dias de operações, que deverão movimentar 470 mil passageiros (embarque, desembarque e trânsito), de acordo com expectativa do Concais, empresa que administra o Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini.
Em trânsito e procedente de Miami (EUA), de onde partiu em 8 de outubro com 1.048 passageiros, o Sirena é o mais novo integrante da frota da operadora. Ele já navegou pelo Nordeste, esteve no Rio de Janeiro para operações de desembarque e embarque, Búzios, Ilha Grande e Parati (RJ), e segue de Santos para Porto Belo (SC) e Rio Grande (RS), rumo ao Uruguai, Argentina, Chile e Peru.
Santos também receberá outros seis sem operações de desembarque e embarque: Musica (MSC), Seven Seas Mariner e Seven Seas Navigator (Seven Seas Cruises), Celebrity Infinity (Celebrity Cruises), Balmoral (Fred Olsen Cruises Line) e Zaandam (Holland America Line). Este último e o Seven Seas Navigator também estreiam em Santos.
A temporada de cruzeiros marítimos contará com um acréscimo de 25% no número de cabines, já que a MSC e a Costa trouxeram dois meganavios: o MSC Preziosa, com capacidade para 4.345 passageiros, o maior desta estação, e o Costa Favolosa, 3.800 passageiros. Ao todo, esta temporada deverá registrar o embarque de 427 mil pessoas em 121 cruzeiros no País, com embarques em Santos, Rio e Salvador. Serão 346 mil leitos disponíveis em sete navios regulares, contra 260 mil da anterior.
1 BILHÃO
Além de três novos navios em trânsito na costa brasileira, outra novidade da temporada fica por conta da inclusão de Balneário Camboriú (SC) na rota dos gigantes dos mares, que também farão escalas em Búzios, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Balneário Camboriú, Porto Belo, Cabo Frio, Recife, Angra dos Reis, Maceió, Ubatuba e Fortaleza, de acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil).
Na temporada passada, de novembro de 2016 a abril deste ano, os cruzeiros movimentaram R$ 1,607 bilhão no Brasil, conforme levantamento da Clia Brasil e da Fundação Getúlio Vargas. O valor inclui tanto gastos diretos e indiretos das companhias marítimas quanto os gastos de passageiros e tripulantes nas cidades de embarque, desembarque e trânsito, incluindo passeios turísticos, compras, transporte e alimentos e bebidas.