Da Redação
O clássico entre Palmeiras e o Corinthians ocorrerá no domingo (18), às 18h, na Arena Barueri, em Barueri (SP), pela nona rodada do Campeonato Paulista.
Na manhã desta quinta-feira (15), no CT Dr. Joaquim Grava, o Corinthians se reapresentou após a vitória diante do Botafogo-SP, fora de casa, e iniciou a preparação para mais este desafio válido pelo Campeonato Paulista.
Alguns atletas realizaram um trabalho regenerativo, os demais jogadores iniciaram com uma ativação física na academia e, em seguida, foram ao Campo 2 para o aquecimento. O técnico António Oliveira – anunciado no último dia 09 – organizou dois treinos técnico-táticos com os jogadores, promovendo enfrentamentos em espaços reduzidos.
O treinador português, que trouxe duas vitórias seguidas para o Timão e clima de esperança, elogiou o trabalho desenvolvido pelo conterrâneo no Palmeiras. “A minha relação com o Abel é de muito respeito, ele é alguém que tem feito um trabalho extraordinário em sua vigência no Brasil, coroado com muitos títulos e tem representado da melhor forma o que é o treinador português”, disse António Oliveira, em coletiva de imprensa.
“Em qualquer competição que entramos, temos que entrar para ganhar. Hoje era assim, contra a Portuguesa era para ganhar e domingo é para ganhar. Uma coisa prometemos: vamos competir, correr, trabalhar muito e dar tudo para ganhar os três pontos” prometeu Oliveira.
Neste dia 16, novamente pela manhã, os jogadores do Corinthians terão o segundo dia de preparação para o Derby.
Já o Palmeiras venceu o São Bernardo por 1 a 0, nesta quinta-feira (15), com gol de Flaco López, e atingiu a marca de 13 jogos de invencibilidade, somando os oito jogos de 2024 (cinco vitórias e três empates) e os cinco últimos do Campeonato Brasileiro 2023 (três vitórias e dois empates) – é o único time que não perdeu neste Campeonato Paulista. Esta é também a maior série invicta entre os clubes que disputarão a Série A do Campeonato Brasileiro neste ano. A equipe alviverde sofreu apenas 20 derrotas nas últimas 160 partidas (sendo 97 vitórias e 43 empates neste período, iniciado nos cinco últimos jogos de 2021).
O time do Abel, pelo Campeonato Paulista, está invicto há 34 jogos válidos pela fase de grupos (25 vitórias e nove empates) – a última derrota foi em abril de 2021, para a Inter de Limeira. Foram apenas duas derrotas nas últimas duas edições completas do Estadual, justamente as partidas de ida das finais de 2022 (contra o São Paulo, por 3 a 1) e de 2023 (contra o Água Santa, por 2 a 1).
A comissão técnica portuguesa completou 150 triunfos pelo Palmeiras. Desde novembro de 2020, somando as partidas comandadas por Abel Ferreira, João Martins e Vitor Castanheira, são 261 jogos, 150 vitórias, 64 empates, 47 derrotas, 444 gols marcados e 208 gols sofridos.