Técnico admite poupar jogadores em partida com Espanha devido à Liga das Nações

Fernando Santos. Foto Federação Portuguesa de Futebol

Da Redação
Com Lusa

O treinador Fernando Santos afirmou nesta quinta-feira que poderá poupar alguns jogadores no particular com a Espanha, devido aos duelos que terá a seguir com França e Suécia, a contar para a Liga das Nações de futebol.

“Não vamos relativizar o jogo com a Espanha. Irá jogar a equipa que eu entender, tendo em conta, claro, que quatro dias depois há um jogo em França para a Liga das Nações. O jogo com Espanha não dá pontos, o jogo com a França já dá. Com a Espanha poderemos fazer seis substituições o que também permite fazer uma gestão dos jogadores”, afirmou Fernando Santos.

O técnico português falava em conferência de imprensa, na Cidade de Futebol, em Oeiras, em que divulgou a lista de convocados para os três jogos que Portugal vai ter em outubro.

“Mesmo assim, com a Espanha espero um excelente confronto com duas equipas que gostam de jogar e que têm muita qualidade”, acrescentou.

Em 07 de outubro, os campeões europeus defrontam a Espanha no Estádio José Alvalade, em Lisboa, seguindo-se dois jogos a contar para o Grupo 3 da Liga A da Liga das Nações. Quatro dias depois, a seleção nacional, que conquistou a primeira edição da prova, regressa pela primeira vez ao Stade de France desde que venceu o Euro2016 para enfrentar a França e, em 14 de outubro, volta a atuar em Alvalade perante a Suécia.

Nesta janela de jogos, Fernando Santos fez regressar o defesa Ruben Semedo (Olympiacos), o médio William Carvalho (Bétis) e os avançados Daniel Podence (Wolverhampton) e Rafa Silva (Benfica), tendo deixado de fora o defesa Domingos Duarte (Granada), o médio André Gomes (Everton) e o avançado Gonçalo Guedes (Valência).

“Entendi que nesta altura e, tendo em conta os jogos que vamos ter, fazia sentido chamar esses jogadores devido às suas características. Aqueles que ficaram de fora têm a mesma qualidade, disso não há dúvida. Portugal não tem só um lote de 20, 30 jogadores selecionáveis. Tem mais”, referiu o técnico de 65 anos.

Com três partidas num espaço de uma semana, Fernando Santos admitiu que haverá pouco tempo para treinar e explicou que a principal preocupação da sua equipa técnica será garantir que os jogadores consigam recuperar “fisicamente e mentalmente” antes de cada jogo.

“Já estamos habituados ao pouco tempo que existe para treinar. É difícil em tão pouco tempo implementar a estratégia para cada jogo. O plano principal passa pela recuperação dos jogadores e isso eu e a minha equipa técnica temos feito muito bem”, concluiu.

Portugal lidera o Grupo 3 da Liga A da Liga da Nações com seis pontos, em igualdade com a França, embora tenha vantagem no número de gols marcados. Suécia e Croácia continuam com zero.

Público

Fernando Santos afirmou ainda que a presença de público nos estádios é “fundamental” e mostrou-se otimista que isso possa acontecer brevemente nos jogos da I Liga.

“Sempre disse que o público é fundamental nos estádios por aquilo que dá ao jogo, pelo ambiente, pelo apoio e todas essas circunstâncias. Na minha opinião, respeitando sempre a saúde pública, o futebol deve ter público e espero e desejo que esta oportunidade que é agora concedida possa depois ter reflexo nos jogos dos campeonatos, mantendo sempre as regras”, afirmou Fernando Santos.

Os próximos jogos a Espanha e Suécia, ambos no Estádio José Alvalade, foram autorizados a receber público, revelou na terça-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

“No jogo de preparação entre as seleções de Portugal e de Espanha, no próximo dia 07 de outubro, pelas 19:45, no Estádio Alvalade, será autorizada a ocupação de 5% da lotação do estádio com público. No jogo oficial entre as seleções de Portugal e da Suécia, a contar para a Liga das Nações, no dia 14 de outubro, às 19:45, no Estádio Alvalade, será autorizada a ocupação de 10% da lotação do estádio com público”, explicou a FPF.

Com a pandemia covid-19, a presença de público nos estádios de futebol foi proibida praticamente à escala mundial, estando a proibição a ser levantada gradualmente em alguns países, embora ainda não tenha sido dada ‘luz verde’ em Portugal.

O primeiro teste com público em Portugal será efetuado já no próximo sábado, mas ainda sem ser em território continental, com a disputa do encontro entre o Santa Clara e o Gil Vicente, nos Açores, em partida da terceira jornada da I Liga.

Em Portugal, morreram 1.971 pessoas dos 75.542 casos de infecção por Covid-19, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »