Taxa de desemprego em fevereiro “é a mais baixa dos últimos 17 anos” em Portugal

Da Redação

Segundo o Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, a taxa de desemprego registrada em fevereiro, de 6,5%, “é a mais baixa dos últimos 17 anos” em Portugal.

No dia em que o Instituto Nacional de Estatística divulgou uma redução de 0,1 pontos percentuais face a janeiro, o Secretário de Estado referiu que houve diminuição de mais de um ponto percentual em termos homólogos”.

Miguel Cabrita sublinhou que esta tendência é “mais uma manifestação da evolução positiva sustentada que o mercado de trabalho tem vindo a ter”.

“É evidente quando caminhamos para taxas de desemprego muito baixas, a evolução não pode ser igual àquela que havia quando havia taxas de desemprego muito elevadas”, acrescentou, desvalorizando decréscimos mais residuais em comparação com o passado.

O Secretário de Estado afirmou que “continua a haver perspectivas positivas de evolução do mercado de trabalho” e referiu os bons sinais registados pelo índice de clima econômico e indicadores relativos à confiança dos consumidores.

Miguel Cabrita destacou também a redução homóloga de quatro pontos percentuais no desemprego jovem, para 16,9%, dizendo que “é um progresso muito grande em relação a dados anteriores”, quando a taxa neste segmento estava perto de 20%.

Em fevereiro, a população desempregada foi estimada em 336,3 mil pessoas, tendo diminuído 1,5% (5,2 mil) em relação a janeiro de 2019, 2,6% (9,0 mil) em comparação com novembro de 2018 e 14,1% (55,0 mil) relativamente a fevereiro de 2018, depois de uma revisão em alta de 2,8% (9,0 mil) da estimativa provisória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »