Da Redação
Com Lusa
Em 31 de janeiro, David Neeleman, um dos acionistas de referência da TAP, divulgou a possibilidade da transportadora aérea portuguesa fazer mais voos dos Açores para os Estados Unidos, além de usar mais a Madeira.
Após a assembleia na qual foi aprovado o novo presidente executivo da companhia, David Neeleman reafirmou a sua preocupação com a falta de “capacidade do aeroporto” de Lisboa e adiantou que a TAP está comprando aviões maiores e pensando em infraestruturas alternativas.
“Estamos a pensar ter mais voos para os Açores, talvez colocando voos dos Açores para os Estados Unidos, estamos a pensar nisso no verão que vem. Estamos a colocar mais aeronaves no Porto, podemos fazer outras coisas na Madeira”, afirmou, argumentando que “Lisboa tem que ter uma capacidade maior que 38 operações por hora”.
Nas prioridades do Governo e da ANA – Aeroportos de Portugal, empresa que gere os aeroportos portugueses, deve estar a forma de aumentar a capacidade do aeroporto “para trazer mais pessoas”, que “gastam dinheiro aqui”, e garantir o crescimento das companhias, sublinhou.
Citando o presidente executivo até a data Fernando Pinto, Neeleman garantiu a “crença a 100% que ele salvou a TAP”, recordando “a criação do ‘hub’ (centro) muito grande entre a Europa e o Brasil”.
Destacando a situação inédita de um CEO ficar no cargo por 17 anos, o responsável considerou que Fernando Pinto foi “muito gentil para ficar e concluir a privatização.
“[Fernando Pinto] não vai embora. Vai ficar colado ao lado de Antonoaldo [Neves, novo CEO], ensinando-o das coisas de Portugal e as coisas de muitos anos de conhecimento. Vai como assessor de Antonoaldo. Estou satisfeito porque tenho muita confiança em Antonoaldo, mas também sei que o Fernando vai estar muito próximo. É o melhor das coisas”, disse aos jornalistas.
Questionado sobre as diferenças de personalidades dos dois brasileiros, Neeleman respondeu, entre gargalhadas, que “todo o brasileiro é bonzinho”.
“Acho que os dois têm as fortalezas deles e Antonoaldo vai trazer uma forma de trabalhar muito focada em resultados, mas também mantendo a cultura e as pessoas que trabalham na TAP, que têm muita paixão”, acrescentou.
O acionista informou que a primeira aeronave A320 Neo deverá chegar em abril, seguindo-se mais 16 novos aviões, e “em 18 meses vamos ter uma frota nova”, afirmou.
Outro dos responsáveis do consórcio Atlantic Gateway, o português Humberto Pedrosa comentou que o novo CEO “é um jovem, com muitos conhecimentos de aviação e que pode trazer um ar fresco na TAP”.
“O Antonoaldo foi a primeira escolha do engenheiro Fernando Pinto, o que dá um conforto enorme aos acionistas”, afirmou.
O consórcio de Humberto Pedrosa e David Neeleman detém 45% do Grupo TAP (TAP SGPS), a Parpública 50% e os trabalhadores os restantes 5%, segundo a informação disponível na sua página na internet.