TAÇAS EUROPÉIAS
Por Emídio Tavares
Benfica empata a 2 na Holanda e está a um passo da fase de grupos da Liga dos Campeões
Benfica e Twente protagonizaram um belo jogo nesta terça-feira na Holanda; com o time da casa saindo à frente logo aos 6 minutos, através de um belo e indefensável chute, de fora da área, desferido por Luuk de Jong.
Quinze minutos depois, num gol semelhante ao dos holandeses, Cardozo empatou para o time encarnado. O empate não arrefeceu os donos da casa, que só não fizeram o segundo na seqüência, devido às belas defesas do goleiro Artur. Aos 35 minutos, Nolito virava o jogo para o Benfica, fazendo o seu quinto gol em cinco jogos consecutivos pelo time da Luz. Para a etapa final o time de Jorge Jesus recuou, jogando apenas em contra-ataques; e permitindo assim o domínio de jogo por parte do Twente, que por inúmeras vezes esteve na iminência de marcar, só não o fazendo de imediato devido à inspiração do goleiro encarnado; que, contudo não conseguiu evitar o gol de empate e que selou o placar do jogo, marcado de cabeça por Bryan Ruiz aos 35 minutos; embora fazendo falta (não assinalada pela arbitragem) ao empurrar Emerson. A partida de volta acontece em Portugal na próxima quarta, dia 24; e o Benfica já entra a campo com o placar que lhe da a vaga (0x0; embora 1×1 também garanta o Benfica) para a fase de grupos na Liga dos Campeões (o que de cara já valera 7,2 milhões de euros).
Birminghan manda 3 na trave e por pouco não vence na Madeira
O Nacional começou o jogo frente à equipe inglesa marcando sobre pressão e a todo vapor, mas aos poucos, devido ao forte sistema defensivo do adversário, foi perdendo o fôlego, e ao final da primeira etapa já somava duas bolas na trave de seu goleiro. Para a etapa final o técnico Ivo Vieira bem que tentou fazendo algumas alterações, mas sem sucesso; e novamente, logo de cara foram novamente os ingleses a assustar mandando a terceira bola na trave do goleiro Elisson. Ao final, um empate melancólico sem gols, e que da a vantagem aos ingleses de fazerem a partida de volta perante seus torcedores, na próxima quinta.
Vimaranenses resistiram… apenas na primeira etapa
Bem que o V.Guimaraes, apesar da pressão inicial dos espanhóis, ate resistiu durante a primeira etapa, criando inclusive algumas oportunidades de gol nos últimos minutos do tempo inicial; mas, após a expulsão de João Paulo por entrada violenta em um jogador do Atlético aos 19 minutos do segundo tempo fez toda a sorte do jogo mudar a favor dos donos da casa. O brasileiro Elias, que tinha acabado de entrar, inaugurou o marcador 24 minutos, e ampliou aos 27; só não fazendo o terceiro aos 37 devido à grande defesa de Nilson. Na próxima quinta, na cidade berço, os vimaranenses precisam no mínimo empatar o placar sem levar gols, para levar a partida à prorrogação. Missão difícil para os guerreiros lusos.
Suíços travam Braga em Portugal
O Braga recebeu nesta quinta-feira o desconhecido time suíço do Yong Boys; que porem mostrou-se forte, aguerrido e enfrentou os bracarenses de igual para igual na primeira etapa; diminuindo um pouco o ritmo apenas na etapa final, e após a expulsão de um de seus jogadores após o vigésimo quinto minuto. Contudo, conseguiu arrancar grande empate sem gols, para levar a decisão aos seus domínios na próxima quinta-feira em Berna, na Suíça. Se o Braga não for mais ousado na partida de volta, com certeza amargara a eliminação.
Empate apático e sem gols na Dinamarca
O time dinamarquês do Nordsjaelland entrou a campo ressabiado nesta quinta-feira, esperando um Sporting forte, objetivo e criador; mas não foi nada disso que aconteceu com o time de Alvalade, que numa partida apática foi displicente nas poucas oportunidades que criou, só mesmo não saindo com um resultado pior devido à fragilidade adversária. Agora, na próxima quinta no Alvalade XXI, o time comandado por Domingos Paciência terá todas as condições para reverter com juros e correção o resultado obtido na Dinamarca.
TAÇA DA LIGA
A Taça da Liga já teve suas 3 jornadas iniciais completadas nesse domingo, com a 3ª jornada apresentando os seguintes resultados, que classificaram os primeiro e segundo colocados de cada um dos 4 grupos para a próxima fase:
3.ª JORNADA
GRUPO A(Belenenses e Penafiel classificados)
14-08-11
Leixões 1×1- Penafiel
Belenenses 3×1 Trofense
GRUPO B(Santa Clara e Naval classificados)
14-08-11
Arouca 0x1 Sp. Covilhã
Santa Clara 1×0 Naval
GRUPO C(Moreirense e Portimonense classificados)
14-08-11
Moreirense 2×1 Atlético CP
Freamunde 2×3 Portimonense
GRUPO D(Estoril e U.Madeira classificados)
14-08-11
Desp. Aves 0x0 U. Madeira
Estoril Praia 1×0- Oliveirense
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A 1ª jornada da Superliga foi complementada nesta segunda-feira com o U.Leiria recebendo Académica, às 20.15 horas, na Marinha Grande, e perdendo de virada por 2×1, embora terminando o primeiro tempo em vantagem.
Já a 2ª jornada começou nesta sexta, com o Porto recebendo o Gil Vicente e vencendo por 3×1, apesar de ter saído atrás no marcador. Hulk com 2 gols, e Sapunaru, fizeram os gols portistas; e agora só pensam na decisão da Supertaça Européia, na próxima sexta-feira, frente ao Barcelona.
No sábado, as 19:45h, o Benfica, com a estréia de Capdevila na lateral, recebeu o Feirense, e embora tenha dominado toda a etapa inicial, só fez um gol, através de Nolito, que igualou recorde de Eusébio marcando o quinto gol em cinco partidas oficiais consecutivas. Para a etapa final o time de S.Maria da Feira surpreendeu o Benfica, igualando o marcador há 8 minutos através de Rabiola; e por pouco esteve na iminência de virar o marcador; não fosse o gol salvador de Cardozo aos 30 minutos. Nos descontos, Bruno Cesar ampliou o marcador, decretando a vitória encarnada por 3×1 frente aos caçulas do Feirense.
No domingo 4 partidas:
Paços de Ferreira 2×1 U.Leiria
Acadêmica 1×0 Rio Ave
Beira Mar x Sporting, cujo arbitro inicialmente escolhido (João Ferreira) recusou-se a apitar o encontro por supostas criticas da direção leonina quanto a sua escolha, teve o juiz escolhido, conforme dita o regulamento em casos como este, pelos capitães de Sporting e Beira-Mar, bem como pelos delegados das duas equipas também (Fernando Martins arbitro de Aveiro, foi o escolhido na hora do jogo); visto que em solidariedade ao primeiro arbitro nomeado, todos os demais, do primeiro escalão da arbitragem, se recusaram a fazê-lo quando solicitados. E depois de toda a celeuma, aveirenses e lisboetas não saíram de um empate sem gols.
Braga 2×0 Marítimo
A 2ª jornada se encerra na segunda, com a partida entre Olhanense e V.Setubal
Já a 3ª jornada marca os seguintes jogos para a próxima semana:
27/8(sábado)
Gil Vicente x Acadêmica (19:30h)
28/8(domingo)
Rio Ave x Olhanense (16:00h)
Feirense x Paços de Ferreira (18:00h)
V.Guimarães x Beira-Mar (18:00h)
Sporting x Marítimo (20:30h)
29/8(segunda)
V.Setubal x Braga (18:45h)
Nacional x Benfica (20:45h)
Obs.= A partida entre U.Leiria e Porto foi transferida para 6 de setembro, devido à participação do Porto na decisão da Supertaça Européia na próxima sexta, frente ao Barcelona.