Mundo Lusíada
Com Lusa
As longas-metragens “Tabu”, “Florbela”, “As Linhas de Wellington” e “Operação Outono” estão nomeadas pela Academia Portuguesa de Cinema para Melhor Filme dos Prêmios Sophia 2013, anunciou a organização em 10 de setembro, em Lisboa.
A lista completa de nomeados nas 21 categorias dos prêmios foi apresentada no Teatro Nacional de São Carlos, pelo presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso, e dois membros da organização, Inês de Medeiros e Fernando Luís.
Os vencedores dos prêmios batizados com o nome da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, que distinguem os profissionais do cinema nacional, vão ser anunciados no dia 06 de outubro, em Lisboa.
O filme “Florbela”, retrata a vida da poetisa portuguesa Florbela Espanca. Já “Operação Outono” é um thriller sobre o assassinato do General Humberto Delgado. “Tabu” é uma homenagem a obra homônima de F. W. Murnau (1931), que se passa antes do início da Guerra Colonial Portuguesa, e fala sobre a passagem do tempo e suas memórias.
E “Linhas de Wellington” começa em setembro de 1810, quando as tropas de Napoleão Bonaparte invadem Portugal, tendo os ingleses como aliados, o Exército português, chefiado pelo general Wellington, desenvolve um plano engenhoso para deter as forças imperiais gaulesas e proteger Lisboa.
O Prêmio Mérito e Excelência deverá ser entregue ao realizador e membro da Academia Portuguesa de Cinema, Manoel de Oliveira.
Os prêmios, relativos a obras estreadas no ano anterior, não têm valor monetário associado, visam distinguir os profissionais do cinema nacional pelos próprios pares, neste caso, a Academia, composta por mais de uma centena de membros, desde realizadores, atores e diretores de fotografia.