Por Emídio Tavares
No encerramento da 13ª jornada, o Belenenses perdeu em casa por 1×0 para o V.Guimarães.
Já a 14ª jornada começou na sexta, dia 18, com o Paços de Ferreira recebendo o Braga as 20:15h, e perdendo por 1×0; resultado este que assegura a primeira posição para o time bracarense nesta virada de ano, com 33 pontos. No sábado, duas partidas. As 19:15h, o V.Guimarães recebeu o Rio Ave, e venceu por 1×0. E as 21:15h foi a vez da Naval receber o Sporting, e perdeu pelo mesmo placar de Guimarães.
No domingo tivemos 3 partidas às 16h. O Nacional enfrentou na Madeira a Acadêmica , e venceu de goleada os estudantes por 4×3. O V.Setubal recebeu o Marítimo, e venceu por 3×2. O U.Leiria recebeu o Belenenses, e venceu por 1×0, em mais uma vitória dos donos da casa. As 20:15h, o clássico entre Benfica e Porto, disputado debaixo de muita chuva e frio, foi amarrado, com muitas jogadas polemicas e duvidosas, mas com maior domínio de bola dos encarnados, que venceram por 1×0; gol assinalado por Saviola na primeira etapa e que gerou muita reclamação do time azul e branco, que reclamou impedimento. A jornada termina na segunda, dia 21, com o Leixoes recebendo em Matosinhos o Belenenses; e só recomeça com a 15ª jornada a partir do dia 8 do próximo ano, com o Braga (ainda líder pelo desempate no confronto direto, embora esteja com os mesmos 33 pontos que o Benfica) recebendo o Nacional, as 20:15h.
No dia 9, sábado, às 17h o Marítimo recebe o V.Guimaraes; as 19:15h o Sporting enfrenta o Leixoes em Alvalade; e as 21:15h é a vez do Rio Ave receber o Benfica.
No domingo, dia 10, três partidas. As 15h o Olhanense recebe o Paços de Ferreira. As 16h o Belenenses enfrenta no Restelo o V.Setubal.
E as 20:15h, no Estádio do Dragão, o Porto joga com o U.Leiria. O encerramento da jornada acontece na segunda-feira, dia 11, as 20:15h, quando a Acadêmica recebe a Naval.
* A Federação Portuguesa de Futebol esclarece que, ao final da competição, em caso de igualdade em pontos entre uma ou mais equipes, segundo o parágrafo 6, do artigo 8º do regulamento de competições da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, são os seguintes os critérios para este desempate: 1o) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram (confronto direto); 2o) Maior diferença entre o número de gols marcados e o número de gols sofridos (saldo de gols) pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si; 3o) Maior número de gols marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si; 4o) Maior diferença entre o número dos gols marcados e o número de gols sofridos (saldo de gols) pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição; 5o) O maior número de vitórias em toda a competição; 6o) O maior número de gols marcados em toda a competição.