Odair Sene | Mundo Lusíada
Com a organização do Conselho das Comunidades Portuguesas do Estado de São Paulo, a solenidade do 10 de Junho – Dia de Portugal, Camões, e das Comunidades Portuguesas – foi marcada pela presença de diversas autoridades ligadas ao associativismo luso-brasileiro. O ato cívico, uma promoção anual do CCP, aconteceu junto ao monumento Luís Vaz de Camões, na Biblioteca Municipal de São Paulo.
Esta é primeira realização no comando do presidente Antonio de Almeida e Silva, que ao Mundo Lusíada falou sobre a “programação integrada” nestas comemorações de 2006.
Iniciada em 09 de junho na homenagem às personalidades luso-brasileiras na Câmara Municipal de SP, a comemoração se estendeu, no sábado, durante a inauguração da Estação Portuguesa Tietê. Depois, no ato cívico junto ao monumento de Camões, seguido de almoço no Jockey Club de São Paulo, e encerrado num jantar com a comunidade portuguesa no Arouca São Paulo Clube, no mesmo dia 10.
“Nós inovamos um pouco, fomos fazer esse almoço de confraternização com as principais figuras da comunidade no espaço da sociedade brasileira, mas que não é rigorosamente uma das nossas associações, sem demérito algum” afirmou o presidente do CCP Antonio de Almeida e Silva. “Pretendemos ir para esses espaços mostrar nossas tradições. E é isso que vai acontecer hoje com o almoço de confraternização no Jockey Club, onde se põe em relevo a data maior de Portugal”.
A escolha do local se deu através da ligação com o presidente do clube, Marcio Toledo, que se prontificou a deixar todo circuito de televisão transmitindo o evento, além de fazer páreos alusivos a temas da comunidade. “E é uma grande instituição brasileira, e nós queremos isso, mostrar integração com as instituições brasileiras”.
Para o presidente Antonio de Almeida e Silva, a festiva do Dia de Portugal 2006 foi muito positiva, mas ele promete atividades mais amplas para os próximos anos. “Achei muito bom, estou muito feliz, mas nós queremos mais para os anos que vem” afirmou.
No evento junto à estatua de Camões, o diretor da Biblioteca “Mario de Andrade”, Dr. Luiz Francisco Carvalho Filho, orador do evento, cumprimentou e parabenizou os presentes pela data. O deputado federal Arnaldo Madeira também cumprimentou os convidados e encerrou a solenidade no bairro da Consolação, convidando os portugueses e luso-brasileiros a participarem do almoço de confraternização no Jockey Club de São Paulo.
O evento na Biblioteca Municipal foi marcado ainda pela apresentação do grupo Jograis Fernando Pessoa, com a participação da cantora luso-brasileira Elyana Martins. A banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu a solenidade com os hinos de Brasil e Portugal.
No mesmo dia, um jantar de confraternização reuniu representantes de associações e instituições luso-brasileiras, na Noite Portuguesa, promovida nas dependências do Arouca São Paulo Clube.