Solenidade no Rio de Janeiro com homenagens marcou o Dia de Portugal

Da Redação

Na noite de 13 de junho, aconteceu na Câmara Municipal do Rio de Janeiro uma Sessão Solene em homenagem ao Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas, iniciativa habitual da Vereadora portuguesa-nata Teresa Bergher.

A cerimônia contou com a presença de várias personalidades relevantes da vida política, cultural, diplomática, acadêmica e associativa do Rio de Janeiro.

Os Deputados Estaduais Martha Rocha e Luiz Paulo Corrêa da Rocha, a Reitora da UFRJ (Prof. Denise Carvalho), o Presidente do Real Gabinete Português de Leitura (Dr. Francisco Gomes da Costa), o Presidente do Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas (Prof. Flávio Martins) assim como a Cônsul-Geral e o Cônsul-Geral Adjunto, participaram da solenidade.

No plenário estiveram membros do corpo diplomático e consular e os Presidentes da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, entre outras autoridades.

Por ocasião desta solenidade, o Cônsul-Geral Adjunto João Marco de Deus, prestes a terminar o seu mandato de cinco anos, foi homenageado com o Título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro.

Também o Professor Flávio Martins, Presidente do Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas (Mundial) foi homenageado, com o Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto, pelo seu contributo para o reforço dos laços luso-brasileiros e luso-cariocas.

A Embaixada de Portugal em Brasília destacou a homenagem a João de Deus com o título de Cidadão Honorário do Município.

“Para esta Embaixada, é um justíssimo reconhecimento por cinco anos de dedicação à numerosa e tradicional Comunidade Portuguesa, que é parte indelével do mosaico cultural daquela cidade, mas também pelo contributo dado ao estreitamento de relações entre Portugal e as autoridades estaduais e municipais do Rio de Janeiro” divulgou o órgão pelas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *