Solenidade no ABC conta com Secretário de Estado de Portugal

22Abril_CamaraSantoAndre
Marcia Rodrigues, presidente do Elos Clube do ABC, José Cesário, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, o vereador Marcos Pinchiari, secretário de Relações Internacionais, Tiago Nogueira, o presidente da Casa de Portugal do ABC, Paulo Freitas, e vereadora Bete Siraque, acompanham a apresentação dos irmãos Ricardo e Renato Araújo. Foto Mundo Lusíada

Por Vanessa Sene

Em 22 de abril, o Dia da Comunidade Luso-Brasileira foi lembrado em uma sessão solene na Câmara Municipal de Santo André. Numa curta solenidade, participaram integrantes da Casa de Portugal do ABC, Elos Clube do ABC e contou como orador da noite o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas José Cesário.
O evento é uma iniciativa formal da vereadora Bete Siraque, quem deu início ao evento dizendo que a comunidade portuguesa é responsável pela formação do brasileiro enquanto povo. Relembrando a época da colonização dos portugueses, citou que a corte portuguesa trouxe um crescimento cultural e intelectual nunca antes visto.
Nos dias de hoje, destacou a aproximação com programas de intercâmbio de estudantes como o Ciências sem Fronteiras, e a efetivação do projeto de cidade-irmã com Braga. Além de outros projetos que prometem aproximar Brasil e Portugal.
Antes do seu discurso, o secretário José Cesário recebeu uma homenagem das mãos da vereadora Siraque, seguido de homenagem ao presidente da Casa de Portugal, Paulo Freitas.
Cesário agradeceu primeiramente à Prefeitura por manter viva a cerimônia que representa uma amizade luso-brasileira, e elogiou a comunidade local como “extraordinária”. “Em Portugal temos muito orgulho desta comunidade. E uma satisfação pessoal, Santo André foi fundada por um conterrâneo meu, João Ramalho”.
O secretário citou a capacidade dos portugueses de se relacionar com povos de todo o mundo. E citou a importância dos 250 milhões de falantes de português no mundo, a língua mais falada no Hemisfério Sul e a terceira mais falada na internet. Neste âmbito, destacou os negócios na esfera lusófona que tomam cada vez mais proporção. Por isso, pediu novas iniciativas e projetos inovadores à comunidade.
Para ele, Portugal tem orgulho de sua história e passado, porém mais importante que a história é o futuro. “Temos que olhar para os interesses dos nossos povos lusófonos. Temos razões para caminharmos juntos”, disse o secretário que esteve em São Paulo apenas para o evento, e seguiu para França para participação de um evento em comemoração aos 40 anos do 25 de Abril, a Revolução dos Cravos, com artistas portugueses, franceses e brasileiros.

Santo André
Em nome do prefeito, se pronunciou o secretário de Relações Internacionais, Tiago Nogueira, que destacou o estreitamento dos laços da prefeitura com as comunidades estrangeiras. O secretário pediu que os projetos saiam do discurso para a prática.
Enquanto Portugal é visto como porta de entrada para brasileiros na Europa, os Estados Unidos recebem mil andreenses por mês, fluxo que chamou atenção dos governos para projetos de intercâmbio.
Segundo ele, a comunidade portuguesa em Santo André é muito ativa, e por isso convidou os integrantes a montarem uma agenda de discussões com empresários, universidades portuguesas, artistas, para uma maior aproximação. Neste processo, já conta com a Casa de Portugal da região como um elo para os próximos projetos.
Ao final da sessão, presidindo a sessão o vereador Marcos Pinchiari afirmou que até 1991 mais de 2 milhões de portugueses emigraram para o Brasil. “Como neto de portugueses, nasci, cresci e fui educado numa casa portuguesa com certeza, comendo o folar feito pela minha avó. Um dos maiores ensinamentos que meus avós me passaram foi a fé em Nossa Senhora de Fátima. E fui trazendo toda essa cultura para minha formação”, disse o vereador parabenizando a comunidade pela data.
“Muitos pais e avós chegaram ao Brasil e enfrentaram dificuldades, mas com energia e perseverança, característica do povo português, sobreviveram e venceram. O passado entre Brasil e Portugal é glorioso, e o futuro é muito melhor no intercâmbio político-cultural” finalizou.
Antes do coquetel, o encerramento do evento contou com mais uma bela apresentação dos guitarristas Renato e Ricardo Araújo, que foram aplaudidos em pé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *