Show, bacalhau e solidariedade marcam 25º Almoço do Padre Antonio Maria no ABC

Apresentação da banda Alma Lusíada no palco da Casa de Portugal ABC. Foto Mundo Lusíada

Por Vanessa Sene

No domingo, 10 de novembro, a Casa de Portugal do Grande ABC abriu as portas para mais um evento solidário em prol das obras assistenciais do Padre Antonio Maria.

O almoço especial da casa (em sua 25ª edição) serviu 500 quilos de bacalhau ao bom público presente, que dançou música portuguesa com a banda Alma Lusíada, assistiu Elvis Presley com Helder Moreira, participou de bingo e sorteio de diversos brindes, até o final do evento.

Ao Mundo Lusíada, o padre comentou sobre os 25 anos da realização dessa festa beneficente, que ajudou a concretizar as obras no Lar São João Menino em Extrema, Minas Gerais, e da Casa Sagrada de Nossa Senhora do Novo Caminho, em Jacareí (SP). “São 25 anos dessa festa em prol das obras, eu sou apenas um pobre instrumento, mas a obra é de Jesus, e por isso já estamos celebrando bodas de prata, não é brincadeira. Quanto amor e quanta bondade desta comunidade portuguesa do ABC”.

Segundo o padre, mesmo vivendo um momento de saúde difícil, ele não pode deixar de comparecer ao evento. O padre havia realizado sua terceira cirurgia no joelho direito, e precisou se locomover em cadeira de rodas. Agradecendo a direção, sócios e participantes da festa, o Padre Antonio Maria disse que estava feliz por encontrar os amigos em mais um ano.

Por lei, a casa-abrigo auxiliada pelo padre acomoda até 20 crianças. “Estamos com muitas crianças, e elas estão muito felizes, toda vez que eu vou vê-los eu sinto isso. São crianças muito necessitadas de amor, e tudo o que fizermos por elas Deus vai recompensar”, contou o padre. “Temos bebês também. A casa está muito linda e confortável para elas” diz o religioso que mora atualmente em Jacareí, e sempre visita as crianças na casa-lar em Extrema, creche que recebe crianças carentes e trabalha com a reinserção delas nas famílias.

Segundo o presidente da entidade, Paulo Freitas, toda a receita arrecadada na festa anual é doada ao padre, para atendimento às crianças, como alimentação e educação, e demais obras assistenciais.

“Mesmo não podendo nem ficar em pé, o padre sempre vem com todo gosto à nossa casa, e estará também no nosso aniversário de 40 anos”, diz o presidente da casa convidando a todos para o show com Rodrigo Leal, tributo a Roberto Leal. É no próximo 23 de março a festa em comemoração aos 40 anos Casa de Portugal, que contará com a presença mais uma vez do Padre Antonio Maria.

Segundo Paulo Freitas, este foi o último almoço do ano pela gestão da casa. “Estamos realizando menos eventos na casa, porque temos nossos espaços alugados, mas temos esses eventos maiores com mais presença de pessoas e uma rentabilidade melhor. Hoje a Casa de Portugal não tem dívidas, ela se sustenta, e fazemos as festas tradicionais para mantermos a culinária portuguesa e a tradição, para não perdermos a essência da Casa de Portugal” diz Freitas.

Cerca de 550 convites foram vendidos para esta tarde animada no ABC Paulista. Ao final do evento, o público assistiu a coroação da imagem de Nossa Senhora de Fátima, momento de emoção com a diretoria reunida no palco da casa, imagem que também foi rifada, em meio a muitos sorteios de brindes aos presentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *