Com uma previsão de aumento nos investimentos em decorrência dos grandes eventos esportivos, carreira no ramo torna-se bastante atrativa.
Da Redação
Divulgação
O mercado hoteleiro brasileiro vive um momento singular em toda sua trajetória, com bons índices de ocupação em seus estabelecimentos e a tendência é de aumento nos investimentos no setor com a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Um desses investimentos é justamente na contratação de novos profissionais, tornando a carreira no ramo bastante atrativa.
Apesar da oportunidade, a carreira exige uma série de aptidões do profissional neste área. Uma delas é oferecer ao mesmo tempo um modelo de atendimento e um serviço personalizado. “O mercado de trabalho exige, cada dia mais, um profissional múltiplo que saiba atender bem as diversas áreas da hotelaria e esteja constantemente se reciclando e investindo em conhecimento. Este é o grande desafio desse profissional”, afirma Bárbara Aguiar, gerente do hotel Center Flat, em Piracicaba.
Para Mariana Mattos, chef de cozinha do Center Flat, a carreira em hotéis tem como principal atrativo a grande diversidade de serviços, atendendo a públicos variados. “Na hotelaria você tem um leque muito grande de oportunidades e escolhas, são muitas as áreas para se dedicar e aprender, o que torna uma experiência profissional incrível”, diz.
Entre as características pessoais exigidas desse profissional estão a atenção aos detalhes, boa capacidade de comunicação, decisão, liderança, negociação, organização e de pensar e agir sob pressão. Além disso, criatividade dinamismo, discrição, habilidade para trabalhar em equipe, paciência e simpatia, são qualidades essenciais para o profissional do ramo. “De todas estas características as mais apreciadas são a determinação e o comprometimento com o “servir”, pois na hotelaria, o maior desafio é servir bem”, comenta Bárbara.
Além do conhecimento profundo sobre a rotina do hotel, experiência em administração, noções sobre cultura e turismo de diferentes países, fluência em inglês e em pelo menos mais uma língua. Cursos no exterior também valorizam o currículo desse profissional. “Nesta profissão, a língua inglesa é essencial, seguida do espanhol e do francês. Também é possível apostar na língua chinesa, que tem aumentado a sua importância internacional no turismo de negócios”, recomenda a gerente do Center Flat.
Para quem está pensando em ingressar neste ramo Bárbara destaca que a principal vantagem para os profissionais é a falta de rotina. “A cada dia, novos desafios aparecem para este profissional, gerando novas oportunidades de crescimento”, conclui Bárbara.