Sessão solene na Câmara de São Paulo distingui personalidades de 2013

Por Vanessa Sene

Os homenageados da noite, entre eles o editor do Mundo Lusíada, Odair Sene.
Os homenageados da noite, entre eles o editor do Mundo Lusíada, Odair Sene.

Na noite de 29 de abril, a Câmara Municipal de São Paulo reuniu convidados para a sessão solene alusiva ao Dia da Comunidade Luso-Brasileira e Dia do Descobrimento do Brasil, uma iniciativa anual de Toninho Paiva. Conhecido como o vereador da comunidade portuguesa, Paiva instituiu datas comemorativas que marcam a relação entre Brasil e Portugal, e projetos de lei como a que institui Póvoa de Varzim cidade irmã de São Paulo.

Todas as autoridades convidadas a comporem a mesa solene foram convidadas a fazer um curto pronunciamento durante a sessão, que contou com abertura da Banda da Guarda Civil Municipal de São Paulo na execução dos hinos, e ao final, com a apresentação do Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo. Diversos homenageados da comunidade luso-paulista receberam mimo nesta noite, entre eles o editor do Mundo Lusíada, Odair Sene.

O presidente da Provedoria da Comunidade Portuguesa, Fernando Ramalho, citou que são datas cívicas como essa que dignificam a comunidade luso-brasileira. Por sua vez, Antero Pereira (do Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria de SP) afirmou que além da data comemorativa da própria comunidade, a data do Descobrimento do Brasil é pouco lembrada no país, e agradeceu a cidade que acolheu os portugueses e o vereador pela iniciativa. Rui Fernão Mota e Costa, presidente da entidade mais antiga de São Paulo, o Clube Português, fez referência aos homenageados escolhidos este ano e o merecido reconhecimento pelo trabalho em prol da cultura portuguesa.

Orador escolhido para o ato cívico no Parque Ibirapuera deste ano, Antonio Ferreira Pinto disse que foi uma honraria a sua participação nas festividades, a convite do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira. Ele, que é filho de português e ex-secretário de Segurança Pública, afirmou que sempre foi bem recebido pela comunidade desde que era Secretário de Administração Penitenciária. O seu trabalho foi elogiado pelo vereador Toninho Paiva. Em sua fala, Roberto Leal afirmou que sempre se refere a Deus em seus espetáculos, e refletiu sobre a importância do agradecimento e do amor em cada história de vida.

Celebrando o Brasil

Em seu pronunciamento, o cônsul de Portugal em São Paulo afirmou que tão importante quanto a data é celebrar o próprio Brasil, e citou mudanças na atual comunidade luso-brasileira, com aumento de novos portugueses que estão ingressando em São Paulo. Segundo ele, é estratégica uma imagem mais moderna de Portugal, mas nenhuma renovação será possível se as tradições forem abdicadas.

Antonio de Almeida e Silva, presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, proferiu em seu um agradecimento ao vereador propositor da solenidade. Segundo ele, a capital paulista sempre será o porto abrigo que acolheu tantos portugueses, estes que trabalharam para o desenvolvimento da cidade. Criticou o recente cancelamento do edital do programa Ciência sem Fronteiras para Portugal, em que as universidades portuguesas estão suspensas esse semestre do programa de intercâmbio. Mas destacou a proximidade dos povos, com traços peculiares e um idioma que hoje é o quinto mais falado do mundo.

Toninho Paiva, filho de portugueses, falou aos presentes que vibrou com a volta da Portuguesa de Desportos à primeira divisão do Campeonato paulista. O vereador agradeceu a comunidade portuguesa pela oportunidade de trabalhar em prol do resgate da história do Brasil, através desta data e outras iniciativas, como uma ideia lançada por ele esta noite que arrancou aplausos do público, Paiva quer perpetuar o nome de Amália Rodrigues na cidade, em um nome de teatro ou biblioteca. Confira vídeo >>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *