Sessão Solene em Santo André teve homenagens e jantar de encerramento do ano da Casa de Portugal ABC

Autoridades e homenageados em solenidade na Casa de Portugal do Grande ABC. Foto Mundo Lusíada

Por Odair Sene
Mundo Lusíada

A direção da Casa de Portugal do Grande ABC, em parceria com a Câmara Municipal de Santo André, recebeu muitos convidados no último dia 24 de novembro quando promoveu uma solenidade proposta e presidida pelo vereador Marcos Rodrigues Pinchiari (PSDB), com outorga da “Ordem do Mérito de Santo André”, a “ilustres personalidades” por serviços prestados à comunidade luso brasileira e à cidade de Santo André.

O prefeito de Santo André, Paulo Serra, esteve no evento apenas por um curto espaço de tempo, recebeu a homenagem em representação ao avô Sr. Américo Pinto Serra e logo se retirou por ter um compromisso com o governador Tarcísio de Freitas.

Durante a solenidade, e após apresentação dos hinos de Portugal, Brasil e de Santo André, o cantor Rodrigo Leal (que instrumentou o hino de Portugal na guitarra) cantou duas músicas “Minha Aldeia” e “Chora Carolina”. O momento artístico foi acompanhado pelo músico Francisco Fernandes, com a companhia vocal da filha do Rodrigo, Mayra.

Sempre comparado ao pai, especialmente por conta do projeto que vem mostrando nos palcos “Tributo a Roberto Leal”, o filho Rodrigo comentou que seu objetivo é levar a canção popular para todos os portugueses.

“Nunca vou ter a intenção de substituir nada que o pai fez. Mas sim uma responsabilidade, e como um dia de hoje, me dá ainda mais força, mais convicção de poder, com mais alegria, mais amor, mais certeza, de continuar levando a nossa canção popular para todos os portugueses que estão fora do nosso Portugal”.

Na solenidade foram homenageadas várias personalidades: o Cônsul Geral de Portugal de São Paulo, Antonio Pedro Rodrigues, Américo Pinto Serra (em memória), o avô do atual prefeito Paulo Serra, também o Cônsul Adjunto do Consulado Geral Jorge Longa Marques, o músico e produtor Rodrigo Leal (filho do Roberto Leal – que esteve com a mulher Vivian e a filha Mayra), também homenageado o presidente da Casa de Portugal do ABC, Paulo Augusto de Freitas, a presidente do Conselho da casa, Márcia Maria Rodrigues, e o ex-presidente da casa, José Augusto Gomes de Freitas.

As homenagens foram completadas (ao final) com mais dois nomes: o vereador Pedrinho Botaro (luso brasileiro), que esteve presente com a esposa Elô Canhassi Botaro, e também o pai do prefeito que tem o mesmo nome, Paulo Serra (que esteve acompanhado da irmã Marlene, e sua esposa Regina).

A homenagem entregue continha os seguintes dizeres: “A Câmara Municipal de Santo André, por iniciativa do vereador Dr. Marcos Pinchiari, com a comunidade luso-brasileira, coube por bem outorgar a Ordem do Mérito de Santo André, instituído pelo decreto legislativo 09/2023, em ter conhecimento aos relevantes serviços prestados a este município, sendo admirável exemplo como indicador das importantes relações de união entre essas duas grandes nações, Brasil e Portugal, Santo André, 24 de novembro de 2023”.

Emocionado, o presidente da casa, Paulo Freitas, destacou a presença das autoridades, e com mais emoção ao filho do “grande ídolo português” Roberto Leal. “Para a nossa diretoria, é uma emoção muito grande tê-lo aqui hoje, e ter nomeado a ‘Praça Roberto Leal’, em sua homenagem. Lembrando que Santo André conta com duas cidades irmãs portuguesas, a do seu fundador Vouzela, e a cidade de Braga”, disse Paulo.

O Cônsul-geral também falou, dizendo que a Casa de Portugal do ABC é especial: “Já não é a primeira vez que aqui estou, evidentemente que todas as Casas de Portugal, todas as associações e clubes portugueses, estão no meu coração, mas a vossa é especial (…) Hoje, esta homenagem não é para mim, estamos a homenagear hoje Portugal, os portugueses e a nossa gente que são brasileiros, este traço de união tão forte e este enorme coração que nos une a todos. Sinto isto aqui esta noite de forma tão forte e sincera”, disse.

O cônsul citou, de forma simbólica, a memória de Américo Serra, e deixou uma palavra especial ao município, ao prefeito e ao vereador, “e a todos que fazem desta terra um cantinho especial, que vou levar para sempre comigo”.

“Roberto Leal é mais do que nós todos, porque ele é uma espécie de planeta que nos une a todos, no enorme abraço que nos faz ficar juntos nesta emoção de estarmos unidos pelo coração. Roberto Leal era, todo ele coração. É a mensagem que ele nos deixa para sempre, e representada aqui por seu filho, Rodrigo, torna esta noite ainda mais especial”.

Em seu encerramento o presidente da mesa Marcos Pinchiari voltou a citar o cantor Rodrigo: “Como falei, aqui não é o político, aqui quem fala é o neto de portugueses. E dizer ao querido Rodrigo Leal, eu cresci dançando as músicas do seu pai nas festas de família, bati muito o pé, e tenho certeza que seu pai nos acompanha lá de cima, e esta homenagem deve ser dividida com ele, com toda certeza” finalizou o vereador agradecendo a todos os presentes, e em especial às senhoras da casa, que prepararam o jantar da noite.

Ao Mundo Lusíada o proponente da sessão, vereador Marcos Pinchiari, que estava presente com a esposa Silvana, disse ser “uma honra estamos aqui realizando essa cerimônia solene”, completando que “estamos aqui em nossa casa, na casa de nossos antepassados, é uma honra imensa”, referiu.

O também vereador Pedrinho Botaro (aliás ambos os vereadores com descendência portuguesa), também agradeceu. “Agradeço ao meu amigo vereador Marcos Pinchiari por me conceder essa honraria, e ao amigo Paulo Augusto de Freitas em nome de toda a equipe da Casa de Portugal, que realizaram este evento memorável”.

Paulo Serra, pai do prefeito de Santo André falou sobre a noite de homenagens onde ele esteve presente com familiares e amigos, e ao Mundo Lusíada disse estar grato pela recepção e a homenagem para a família. Lembrou do pai Sr. Américo Pinto Serra que chegou em Santo André em 1921 (aos 12 anos), e faleceu com 90 anos, e teve participação em vários órgãos e instituições de Santo André, incluindo principalmente a Beneficência Portuguesa de Santo André e o clube Primeiro de Maio, entidades que o Sr. Américo presidiu, e que, coincidentemente se localizam na “Av. Portugal”.

“Meu pai costumava dizer que tinha quatro amores na vida: a família, a cidade de Santo André, o clube Primeiro de Maio e a Beneficência Portuguesa”, disse Paulo Serra (pai) finalizando que seu filho ser prefeito dessa cidade é um dos seus maiores orgulhos.

Após a solenidade teve um jantar organizado pelo departamento feminino da casa, que preparou uma suculenta “bacalhoada”, um dos seus cartões de visitas mais elogiados. Também teve um show acústico luso-africano com o cantor Guilherme Silva, para encerrar a noite.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »