Por Ronaldo Andrade
O Centro Cultural Português organizou em 10 de junho, na sua sede cultural, no Centro Histórico de Santos, solenidade para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, reunindo autoridades municipais e da comunidade luso-brasileira da Baixada Santista.
A reitora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Sílvia Ângela Teixeira Penteado, foi a oradora da cerimônia. Acompanhada pela filha e diretora de Relações Institucionais da Universidade, Renata Teixeira Penteado Saorini, a palestrante destacou com brilhantismo a participação portuguesa na construção do Brasil, ressaltando o progresso trazido pelos imigrantes lusitanos para o país e também ao município de Santos, que foi fundado pelo português Braz Cubas, em 1546.
O presidente do Centro Cultural Português, José Duarte de Almeida Alves, destacou que a data é celebrada não somente pelos imigrantes portugueses espalhados pelo mundo, mas também em Portugal. “Nós vivemos intensamente este momento, no qual podemos celebrar todo amor por nossa Pátria”, afirmou.
O cônsul-honorário de Portugal em Santos, Armênio Mendes, destacou as realizações e entidades construídas pelos portugueses em vários países do mundo, valorizando o patriotismo e a coragem das pessoas que foram em busca de realizar sonhos e alcançar seus objetivos.
O evento terminou com a apresentação do Orfeão do Centro Cultural Português, sendo depois oferecido um coquetel aos convidados.