Serviços online no ePortugal disponibiliza apoio por videochamada

FOTO JOÃO RELVAS/ LUSA

Da Redação

Qualquer cidadão português, independe do local de residência, que necessite de apoio para tramitar alguns atos administrativos, como renovar o Cartão de Cidadão, alterar a residência ou ativar a chave móvel digital, já pode usar um novo serviço implementado pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA) com base em videochamada.

Segundo o governo português, os cidadãos que necessitem de ajuda para realizar serviços públicos online através do portal ePortugal, já podem agendar uma sessão por videoconferência para acompanhamento e esclarecimento de dúvidas. Este tipo de apoio passa a estar disponível em três serviços, mas prevê o alargamento a mais serviços ao longo deste ano.

Por enquanto, os serviços a disponibilizar apoio por videochamada são renovar o Cartão de Cidadão (para pessoas com 25 anos ou mais); alterar a morada do Cartão de Cidadão; e ativar a Chave Móvel Digital.

Para agendar este apoio, é preciso aceder ao serviço e clicar no botão “Suporte” no lado direito da página. Após o preenchimento do formulário de agendamento é enviado um e-mail de confirmação para finalizar o pedido. Depois é enviado um segundo e-mail com o link de acesso à videochamada e os requisitos para a realização do serviço.

No dia escolhido é enviado um e-mail 15 minutos antes do início da videochamada.

Em breve será possível realizar mais serviços com apoio por videochamada, como revalidar carta de condução,
marcar uma consulta no centro de saúde, pedir o certificado de registro criminal de pessoas singulares, associar atributos empresariais com o sistema de certificação de atributos profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »