Da Redação
O ciclo de seminários “Paisagens de aquém e além-mar. Ensaios sobre a paisagem: Portugal e Brasil” pretende promover o diálogo sobre paisagens culturais portuguesas e brasileiras, a partir do olhar de especialistas dos dois países, experiência e da vivência dos participantes portugueses e brasileiros.
O encontro, em formato on-line, acontece entre 16 de setembro e 9 de dezembro, e visa contribuir para um entendimento sobre o caráter e a relação da Paisagem e da Arquitetura nos tempos de hoje, tendo como base abordagens percursoras.
As paisagens de Gonçalo Ribeiro Telles e Burle Marx, o Museu da Fundação Calouste Gulbenkian e a Embaixada de Portugal em Brasília são alguns dos pontos de partida para os temas em debate, no ciclo de seminários.
É ainda objetivo dos organizadores contribuir para o entendimento sobre o papel da evolução da paisagem no desenho das cidades contemporâneas relativamente à biodiversidade, saneamento, adaptação às alterações climáticas, promoção do patrimônio urbano-ambiental, inclusão e coesão social.
Serão abordados 7 temas, em sessões quinzenais, com duração de 2 horas.
O ciclo de seminários “Paisagens de aquém e além-mar: ensaios sobre a paisagem brasileira” é organizado e coordenado pela Universidade Federal de Goiás (Curso de Arquitetura e Urbanismo) e pela Universidade do Porto (através do Observatório de Paisagem da Faculdade de Ciências).
São ainda entidades parceiras a Universidade Federal do Rio de Janeiro (Curso de Arquitetura e Urbanismo), a Universidade Estadual Paulista (Programa de Pós-graduação em arquitetura e urbanismo), o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e a Universidade de Évora (Curso de Arquitetura Paisagista).
Paralelamente a esta realização, está disponível a exposição virtual intitulada “Mester da Paisagem”, sobre o arquiteto e paisagista português Gonçalo Ribeiro Telles. O percurso virtual pode ser realizado no site: https://goncaloribeirotelles.pt/.
A iniciativa conta com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Brasília, da Câmara Municipal de Lisboa e está enquadrado na programação do 27.º Congresso Mundial de Arquitetos.