Seminário no Rio aborda cidades-capitais do antigo império português

Da Redação

Bandeira_BrasilPortugalA Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), em parceria com a Universidade Federal Fluminense – Programa de Pós Graduação de Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), Programa de Pós Graduação de História (PPGH) e Companhia das Índias (núcleo de História Ibérica na Época Moderna ligado ao PPGH) – realiza o seminário “Capitalidade, urbanismo, sociabilidade e patrimônio: cidade e território no império português e no Brasil”.

O evento acontece nos dias 29 e 30 de junho, no auditório da FCRB e tem o apoio da Faperj e do CNPq. As inscrições podem ser feitas no site da Companhia das Índias, com entrada franca.

O objetivo do encontro é refletir sobre diversos temas, entre eles, a itinerância da Corte e das capitais nos dois lados do Atlântico; as sociabilidades urbanas; as diferentes escalas de capitalidade nos territórios português e brasileiro e nos espaços insulares africanos, como em Cabo Verde. Os trabalhos que serão apresentados tratam das cidades-capitais, especialmente as do antigo império português.

Na abertura do programa, Luísa Trindade, do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, fala das Casas da Corte na formação do Império.

Também participa Walter Rossa (Departamento de Arquitetura / FCT e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra / Coordenador do Doutoramento Patrimônios de Influência Portuguesa) ao tema “Lisboa: da busca de imagem de capital”; Renata Araujo da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve / Investigadora do Centro de História d’Aquém e d’Além Mar / Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores com o tema “Grão Pará e o Maranhão e as suas capitais”; e Fernando Pires (Doutoramento em Patrimônios de Influência Portuguesa, Centro de Estudos Sociais / Universidade de Coimbra) abordando as capitais das ilhas de Cabo Verde.

No dia 30, participa ainda Maria Alexandre Lousada (Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa / Investigadora do Centro de Estudos Geográficos – IGOT), além de acadêmicos da UFRJ e UFF.

O auditório da Casa de Rui Barbosa fica na Rua São Clemente, 134 Botafogo – Rio de Janeiro. As inscrições devem ser feitas através do www.historia.uff.br/ciadasindias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »