Da Redação
O Sindicato das Indústrias da Alimentação do Estado do Ceará conduziu um projeto que vai levar diversos produtos brasileiros para Portugal.
A partir desta sexta-feira, as empresas cearenses levam seus produtos às prateleiras das unidades da loja de departamento El Corte Inglés de Lisboa e Porto.
A “Semana do Brasil” vai oferecer castanhas, goma de tapioca, açaí, e polpas de frutas, nas lojas da rede das duas maiores cidades portuguesas, de 2 a 15 de fevereiro.
A oportunidade de expor e vender produtos originalmente cearenses em Portugal se deu como fruto do projeto “SindiAlimentos Além das Fronteiras”, realizado pelo Sindicato em parceria com FIEC e SEBRAE.
O projeto, conduzido pelo presidente André Siqueira, reuniu para uma Missão Internacional empresas como Frutã, Maxfrut, Natvita, Bioclone, Onvit e Pão de Tapioca.
O resultado desta primeira etapa é a exposição e venda dos produtos das empresas em todas as lojas da rede, num trabalho acompanhado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN). O teste de mercado abre possibilidade de novos pedidos.
Empresas incubadas da Embrapa
Esse mercado conhecerá os produtos de empresas parceiras na Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE).
A Bioclone, que produz mudas clonadas em laboratório com capacidade para produzir 5 milhões de mudas por ano, e a Natvita, especializada em sucos de frutas tropicais, são exemplos.
Participa da ação também a Frutã, especializada em produção de polpas pasteurizadas de frutas tropicais.
Natvita levará cajuína orgânica. Já a Frutã leva polpas de frutas tropicais pasteurizadas.
A Bioclone vai expor minigreens, que são pequenos arranjos decorativos contendo mudas de espécies ornamentais em recipientes de vidro.