“Demos o nosso melhor e saímos de cabeça erguida”, diz Cristiano Ronaldo. E FPF confirma Paulo Bento para Euro 2016.
Mundo Lusíada
Com agencias
A seleção portuguesa de futebol, que falhou na classificação para as oitavas de final do Mundial2014, regressa hoje a Portugal. “A seleção nacional parte do aeroporto de Viracopos às 15:00 locais (19:00 em Lisboa). O treino que constava provisoriamente no programa de trabalho não vai realizar-se”, pode ler-se na comunicação divulgada pela Federação Portuguesa de Futebol. O voo da Euro Atlantic, que parte do aeroporto de Viracopos, em Campinas, está previsto chegar a Lisboa cerca das 04:00 de sábado.
Perto de 20 pessoas despediram-se da seleção em Campinas. Vestidos com as cores da seleção nacional, os adeptos esperaram mais de uma hora à porta do hotel para verem passar, durante cerca de 15 segundos, o autocarro que transportava Cristiano Ronaldo e os restantes jogadores em direção ao aeroporto. Tímidos aplausos marcaram a passagem da comitiva lusa, um dia depois da vitória sobre o Gana.
CR7
Cristiano Ronaldo lamentou a eliminação da seleção portuguesa na fase de grupos do Campeonato do Mundo de futebol, reconhecendo que, apesar da obrigatoriedade de golear o Gana, “afinal era possível”.
“Tentamos ganhar o jogo e ganhamos. Criamos muitas oportunidades, mas não conseguimos concretizar. Sabíamos que tínhamos de marcar quatro gols. Não foi possível, mas demos o nosso melhor. Sabíamos que era uma tarefa complicada, mas o que fica no final deste jogo é que, afinal, era possível. Pelas oportunidades que criamos, merecíamos mais. Saímos de cabeça erguida, pois tentamos dar o nosso melhor”, afirmou Ronaldo.
O “capitão” da equipe das “quinas”, autor do gol da vitória lusa frente ao Gana, por 2-1, compareceu na conferência de imprensa, onde recebeu o prêmio de melhor jogador em campo.
O avançado porém se lesionou nesta partida. De acordo com o boletim clínico, divulgado pela Federação Portuguesa de Futebol, o “capitão” da seleção lusa sofreu um “traumatismo direto no joelho direito”, acrescentando que “apesar da situação dolorosa conseguiu terminar o jogo”.
Além do CR7, o mesmo documento dá conta da lesão contraída pelo goleiro Beto, no mesmo jogo, no qual foi substituído aos 89 minutos, salientando tratar-se de um “traumatismo direto da crista ilíaca direita”. Beto saiu quase no final da partida e chorou ao deixar o gramado.
Técnico e depoimentos
Paulo Bento fez um balanço da prestação lusa no Mundial, considerando que o “balanço é negativo”. “Não alcançamos o primeiro objetivo que tínhamos, que era passar a fase de grupos, pelo que o balanço tem de ser negativo. As duas equipas que passam para os oitavos de final acabam por merecer. Fomos demasiado condicionados pelo primeiro jogo [derrota com a Alemanha, por 4-0], pois deixou uma mossa bastante grande na equipa. A reação acabou por ter algo de positivo no jogo com os Estados Unidos e com o Gana”.
Segundo ele Portugal jogou melhor na última partida. “Fomos muito melhores no primeiro tempo e o Gana praticamente não nos criou problemas nesse período. Não entramos muito bem no segundo tempo. Mesmo após o empate criamos oportunidades suficientes para chegar a um resultado mais volumoso, que nos possibilitaria continuar a ter a ambição de seguir em frente. Agora há que canalizar aquilo que correu mal e felicitar a Alemanha e os Estados Unidos.”
Bruno Alves manifestou o seu orgulho em todos os elementos da Seleção Nacional. “Estou orgulhoso de todos os jogadores, da equipe técnica, da Direção da FPF. Acho que todos fizemos um trabalho tremendo. Somos os mesmos jogadores que garantiram o apuramento para o Mundial. Vamos continuar o nosso trabalho. Sou orgulhoso de ser português e ter demonstrado a nossa qualidade o nosso futebol aqui no Brasil”.
Pepe falou de um dia triste, considerando que é há que tirar lições para o futuro. “Lutamos até ao final e vamos sair daqui sabendo que não podemos cometer os mesmos erros no futuro. Foi uma lição muito grande e foi um dia triste para todos os portugueses. Agora há que saber perder e felicitar os Estados Unidos e a Alemanha”.
O jogador Nani citou a ansiedade do grupo em querer marcar. “O nosso objetivo era sair de cabeça erguida, caso não conseguíssemos o apuramento para os oitavos de final. Sabíamos que era difícil, entramos motivados, queríamos impor o nosso jogo e ganhá-lo. O que viesse por acréscimo seria ótimo. Entramos um pouco pressionados, é verdade, com alguma ansiedade para fazer os gols o mais depressa possível, e isso mexeu com a equipa”.
FPF
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, disse que o organismo vai respeitar os seus “compromissos” e que Paulo Bento “será o técnico até o Euro2016”.
Segundo ele, a FPF não deixará de analisar “com toda a estrutura, para saber o que correu menos bem, no sentido de fazer algum ajustamento”. “Só temos de estar insatisfeitos. Temos de assumir que não conseguimos os nossos objetivos. Falhamos. Tive oportunidade de acompanhar de perto toda a preparação e a equipa tudo fez para alcançar outro resultado. Infelizmente vamos para casa, contrariamente ao nosso desejo”, afirmou o dirigente.
Fernando Gomes garantiu que a FPF “não é insensível a tudo o que se passou”, mas a fase de qualificação para o Euro2016 “inicia-se em setembro” e tem de ser preparada “da forma mais adequada possível”.