Mundo Lusíada
O doutor em Ciência Política e Administração, e Docente Universitário de profissão, José Luis Carneiro, recém eleito Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas pelo PS (Partido Socialista de Portugal), nascido em outubro de 1971, esteve neste mês de abril de 2016 pela primeira vez no Brasil como autoridade representativa do Governo do presidente Marcelo Rebelo.
Na extensa agenda de compromissos a visita às obras das novas instalações do Consulado Geral do Rio de Janeiro, um investimento de 2,5 milhões de euros, sendo um dos pontos altos da deslocação de sete dias que o ao Brasil. José Luís Carneiro inteirou-se do projeto que prevê a implantação de um edifício no terreno do Palácio de São Clemente, obra que deverá ficar concluída até ao final deste ano.
Sua primeira visita foi a passagem pelo Museu da Língua Portuguesa e Pinacoteca, que sofreu um grave incêndio no final do ano passado. O Secretário esteve com representantes das comunidades, grupos de emigrantes luso-descendentes, associações de referência, além de visitas aos consulados e reuniões com autoridades políticas locais, como com o governador Geraldo Alckmin.
José Luis demonstrou especial atenção às questões sociais e aos problemas que afetam a comunidade portuguesa. O ASIC-CP (Apoio Social a Idosos Carenciados das Comunidades Portuguesas), subsídio que se destina a garantir condições mínimas de subsistência a maiores de 65 anos, tem no Brasil o maior volume de solicitações.
Depois de Santos, Carneiro foi recebido pela comunidade portuguesa em almoço na Casa de Portugal de São Paulo, antes de participar da anual Sessão Solene na Câmara dos Vereadores. Em Belo Horizonte, esteve na Casa de Portugal do Centro da Comunidade Luso-Brasileira, participou de almoço com a comunidade local, além de encontro com o Prefeito e o Governador de MG, antes da visita ao Consulado de Portugal em Belo Horizonte.
Por fim, José Luis Carneiro esteve no Rio de Janeiro, em encontro no Consulado de Portugal, com visitas ao Real Gabinete Português, além de encontros com a comunidade no Arouca Barra Clube e na Casa de Trás os Montes.
Secretário diz ter ficado “surpreendido” com a qualidade dos portugueses de São Paulo
Em entrevista ao Mundo Lusíada, no encerramento das atividades em São Paulo, o novo Secretário de Estado José Luis Carneiro falou sobre suas impressões nessa primeira visita a frente da pasta.
“Fiquei muito positivamente surpreendido com a qualidade dos portugueses que temos em São Paulo. Em primeiro lugar porque são cidadãos muito empreendedores, estando muito inseridos na vida econômica e empresarial, mas são simultaneamente cidadãos muito comprometidos com a justiça social e com o desenvolvimento social, cultural e humanitário. Ao mesmo tempo levo também daqui uma imagem de que estes portugueses são decisivos para o aprofundamento das relações entre o Brasil e Portugal, e simultaneamente para que a qualificação das vidas política, democrática, e econômica nas relações bilaterais entre Portugal e Brasil são decisivos. Saio daqui com sentimento de gratidão pelo modo caloroso e afetuoso como me receberam, e simultaneamente consciente do que os portugueses de São Paulo são cidadãos de primeira grandeza no quadro dos portugueses espalhados pelo mundo”, elogiou ele.
Destacando os serviços voltados ao Brasil, o secretário José Carneiro garantiu a permanência dos serviços consulares. “Continuo a desenvolver esforço de mobilização desses mesmos serviços de qualificação das respostas sociais, e por outro lado, num aprofundamento da relação institucional com as prefeituras, com os municípios e autoridades brasileiras. Este aprofundamento das relações institucionais quer no plano político, quer no plano cultural, quer no plano econômico, constitui uma garantia para o futuro dos portugueses no Brasil e da comunidade luso-brasileira”.
O secretário citou a comunidade local como “uma comunidade de língua, de história, também que visa partilhar um futuro de esperança”. Por último, José Luis Carneiro citou alguns dos projetos discutidos durante a sua deslocação com autoridades em São Paulo.
“Acompanhando os esforços que estão a ser desenvolvidos por nosso cônsul geral para a requalificação da grande ‘Praça Portugal’ que temos aqui e vai ser requalificada com projeto do arquiteto Souto Moura, simultaneamente procurando garantir a integração de iniciativas culturais e da língua, quer no Museu da Língua Portuguesa, no esforço que estamos a acompanhar e queremos contribuir, e por outro lado, procurando garantir que é possível integrar a oferta da língua e da cultura portuguesa nos chamados cursos de ensino unificado que é uma extensão da cultura portuguesa em São Paulo”, disse ele.