Secretária dos Negócios Estrangeiros em visita a Brasília

Da Redação

Em Brasília para o 8º Fórum Mundial da Água, a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, participou de encontro com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes Ferreira, e com o Secretário-Geral das Relações Exteriores, Embaixador Marcos Galvão.

Na reunião no dia 21, em que a Secretária de Estado esteve acompanhada pelo Embaixador de Portugal em Brasília, Jorge Cabral, e pelo Vice-Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Gonçalo Teles Gomes, foram debatidos o aprofundamento das relações bilaterais, a cooperação na CPLP e temas da agenda internacional.

No contexto do 8º Fórum Mundial da Água, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores e a Agência Nacional de Águas (ANA) promoveram sessão especial com 35 países com os quais o Brasil desenvolve iniciativas de cooperação técnica no campo da gestão integrada dos recursos hídricos, entre eles Portugal.

O acesso à água e saneamento e a sua gestão sustentável é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 6) e tem um papel de destaque na Cooperação Portuguesa, reconhecendo a experiência de Portugal na área.

Universidade da Brasília

No dia 20, também acompanhada pelo Embaixador e pelo Vice-Presidente do Camões I.P., a Secretária visitou a Universidade de Brasília, onde funciona desde 2006 a Cátedra Agostinho da Silva com o apoio do Camões, I.P.

A Secretária de Estado foi recebida pela titular da Cátedra, Lúcia Helena, a Diretora do Instituto de Letras, Rozana Naves, o Chefe do Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Rogério Lima, outros docentes e alunos.

O encontro permitiu uma troca de impressões sobre as atividades da Cátedra, cooperação com instituições portuguesas e a importância da língua portuguesa no mundo.

Também no dia 20, Teresa Ribeiro visitou a exposição que celebra o centenário de Athos Bulcão, guiada pela Secretária Executiva da Fundação Athos Bulcão, Valéria Maria Lopes Cabral, e a produtora da exposição, Daiana Castilho Dias, e acompanhada pelo Vice-Presidente do Camões I.P., e o Adido Cultural na Embaixada de Portugal em Brasília, João Pignatelli.

Esta exposição, no Centro Cultural do Banco do Brasil, faz homenagem aos 100 anos do artista plástico que se tornou símbolo de Brasília, oferecendo um panorama da sua produção, que inclui a exibição de mais de 300 trabalhos e obras inéditas criadas entre 1940 e 2005.

Nesta quinta-feira, Teresa Ribeiro seguiu em visita oficial à Argentina, se reunindo com representantes da Comunidade Portuguesa em Buenos Aires.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *