Secretaria de Estado das Comunidades emite aviso aos portugueses em Londres

Mundo Lusíada
Com Lusa

A Secretaria de Estado das Comunidades emitiu, em 09 de agosto, um aviso em que aconselha aos portugueses na zona de Londres, palco tumultos nos últimos dias, a evitarem grandes multidões e agirem com cautela durante o período noturno.

“Por ser imprevisível determinar a proporção que os tumultos possam atingir de futuro, aconselham-se os cidadãos nacionais a evitar grandes multidões e agir com extrema cautela durante o período noturno. Todas as instruções das forças de segurança devem ser prontamente obedecidas”, refere a nota publicada no portal da Secretaria de Estado.

O documento lembra que desde sábado têm ocorrido “tumultos na cidade de Londres, na sequência dos quais se têm verificado episódios de pilhagem e de saque em várias lojas comerciais, bem como o incendiamento de alguns veículos, em diversos bairros da cidade”.

De acordo com a mesma fonte, foram “particularmente afetadas as zonas de Tottenham, Brixton, Lewisham, Peckham, Hackney, Croydon, Clapham, Ealing, Enfield, Woolwich e East Ham”.

A Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas lembra que “também se têm verificado ataques nalgumas zonas turísticas de Londres, como Notting Hill e Camden”, e que “violência espalhou-se a outras cidades inglesas, como Birmingham, Liverpool, Bristol, Nottingham”.

O cônsul-geral de Portugal em Londres, José Macedo Leão, também afirmou desconhecer notícias de portugueses afetados pelos motins registados nas várias zonas de Londres. “Para já, não tenho informação de vítimas ou cafés afetados mas a situação está a alastrar para o sul, que é onde vivem mais portugueses”, disse.

Macedo Leão acrescentou que o consulado recebe mais de 100 pessoas por dia e que estas têm-se manifestado “preocupadas” com a situação. “Têm mais cuidado em não sair à noite”, adiantou. De acordo com o cônsul, cerca de 400 mil portugueses residem em Londres.

Novos tumultos

Nesta terça, foram registrados novos tumultos em West Bromwich, Wolverhampton, Manchester e Salford. Mais de 650 pessoas foram detidas em Londres e Birmingham, no centro de Inglaterra, após os violentos motins dos últimos dias, segundo a polícia britânica.

De acordo com o último balanço da Scotland Yard, 525 pessoas foram interpeladas na capital britânica, onde as esquadras já não têm capacidade para o elevado número de detidos após três noites consecutivas de violência.

Em Birmingham, segunda maior cidade do país, onde a violência se registrou na última madrugada, 138 pessoas foram detidas. A polícia sublinhou que alguns dos detidos eram “espantosamente jovens” e pediu às famílias que garantam que os adolescentes fiquem em casa a noite.

Cerca de 800 pessoas encapuzadas atacaram e pilharam cerca de 30 lojas no centro de Birmingham e uma esquadra foi incendiada.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou o destacamento de 16.000 polícias na capital para pôr fim à violência nas ruas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »