Secretária das Comunidades em visita oficial a São Luis do Maranhão pela primeira vez

Mundo Lusíada

No terceiro dia de visita ao Brasil, a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP), Berta Nunes, manteve encontros separados com o Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino, e com o Prefeito de São Luís do Maranhão, Eduardo Braide, abordando reforço da cooperação em áreas diversas como a agricultura, economia, turismo e promoção cultural.

O governador Flávio Dino recebeu, no sábado (16), no Palácio dos Leões, a comitiva portuguesa, durante visita da Berta Nunes, acompanhada do embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, pela Vice-Cônsul em Belém do Pará, Fernanda Pinheiro, e pelo Cônsul Honorário em São Luís, Abraão Valinhas.

“É a minha primeira vez aqui em São Luís do Maranhão, e o que eu tenho a dizer é que esta visita foi muito importante para continuar a percorrer a história, a contínua ligação entre o Maranhão e Portugal, que vem desde a altura em que os portugueses chegaram pela primeira vez aqui a São Luís do Maranhão” declarou Berta.

“O que nós queremos é continuar a alimentar esta ligação entre Portugal e o Brasil, neste caso concreto o Maranhão, e queremos também aqui honrar essa história e todo o esforço dos povos deste território para se desenvolver e manter essa ligação com Portugal. Mesmo em situações difíceis, esta ligação e esta amizade conseguiu ser preservada e o que estamos nós, hoje, mais uma vez, é reavivar essa ligação e a valorizá-la”, explicou.

Já no encontro com a Prefeitura, houve a oportunidade de conhecer projeto de promoção e requalificação do centro histórico “Bumba no Boi”. Esse projeto será apresentado na Feira Internacional do Patrimônio Arquitetónico (FIPA), em 2022, em Portugal, altura em que será anunciada a candidatura de São Luís do Maranhão a acolher o certame no ano seguinte.

Foi ainda apresentado o projeto de construção da “Praça de Portugal”, em homenagem à comunidade portuguesa.

Em reunião com a Federação da Indústria do Estado do Maranhão (FIEMA), que inclui vários empresários da Diáspora, foram debatidas oportunidades de negócio e de investimento. Diretores do Grupo ACA – TPA apresentaram o projeto de construção do Terminal Portuário de Alcântara e o projeto de construção e da ferrovia associada, cuja direção está a ser assegurada por projetistas e engenheiros portugueses, uma das obras mais importantes para o Brasil.

O objetivo da visita é prospectar futuros negócios entre as indústrias maranhenses e Portugal, fortalecimento de futuras parcerias institucionais, além de dar visibilidade para futuros projetos de interesse mútuo, agregar conquistas de possíveis parceiros técnicos, além de fomentar o comércio bilateral entre o Maranhão e Portugal.

Na sequencia, uma visita ao Convento das Mercês, por onde também passou o Padre António Vieira, a SECP pode conhecer o vasto espólio do Museu. Numa sala de exposições deste mesmo edifício, a SECP procedeu à inauguração da exposição “Jornais Centenários do Brasil e Portugal – um legado cultural”.

Consulado
No dia seguinte, a Secretária das Comunidades Portuguesas realizou uma visita às instalações do Consulado Honorário em São Luís do Maranhão, debatendo gestão consular e a gestão de processos de obtenção de documentos, por forma a melhorar o atendimento aos utentes.

Ainda, teve visita às instalações da Sociedade Humanitária 1º de Dezembro, presidida por José Maria Alves da Silva, bem como ao espaço do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Maranhão, presidido pelo Sr. Júlio Martins, além da visita ao Hospital Português do Maranhão e da Escola Professor Pinho Rodrigues também esteve na programação.

De seguida, a SECP participou num almoço com a comunidade portuguesa, tendo aproveitado a ocasião para agraciar a Sociedade Humanitária 1º de Dezembro com a Placa de Honra das Comunidades Portuguesas, pela sua dedicação e trabalho humanitário com a comunidade portuguesa.

No final da tarde, reuniu ainda com o antigo Presidente do Brasil José Sarney, onde foram debatidos temas ligados à política nacional e internacional, promoção da Língua Portuguesa e CPLP.

Depois de passar pelo Rio de Janeiro, a comitiva portuguesa também marcou agenda em Brasília, onde foi formalizada a criação de uma rede de hospitais beneficentes portugueses no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *