Da Redação com Lusa
São Tomé e Príncipe vai receber de Portugal mais 37 mil doses de vacinas contra a covid-19, para reforçar o plano nacional de vacinação.
O segundo lote com 37 mil doses de vacinas da AstraZeneca deve chegar ao país ainda este mês e somam-se às 12 mil que Portugal já doou ao arquipélago em julho.
O anúncio foi feito pelo ministro são-tomense da Saúde, Edgar Neves, durante um seminário de dois dias para a revisão das atividades do programa nacional de vacinação contra a covid-19 no arquipélago.
“Prevemos receber em finais deste mês [de agosto] 37 mil doses doadas por Portugal”, anunciou o governante, acrescentando que o país já tem “garantias de parceiros como a China para a recepção de mais vacinas ao longo dos próximos meses”.
São Tomé e Príncipe definiu como meta a vacinação de pelo menos 70% da sua população contra a covid-19 até março de 2022.
“Até ao momento já vacinamos, com a primeira dose, 32.114 pessoas, e 11.873 com as duas doses”, revelou o ministro da Saúde, que anunciou para setembro o arranque da segunda fase de vacinação com a administração da segunda dose para cerca de 19 mil pessoas.
A representante da Organização Mundial de Saúde (OMS) em São Tomé e Príncipe, Anie Ancie, considerou que “estes dados de cobertura colocam o país dentre os que têm a alta probabilidade de alcançar a meta da Assembleia Mundial da Saúde de ter 10% da sua população totalmente imunizada até 2021”.
Há cinco meses que São Tomé e Príncipe iniciou o processo de vacinação da sua população contra a covid-19. No dia 10, vários atores envolvidos no processo iniciaram um seminário de dois dias para aperfeiçoar as atividades do plano nacional de vacinação.
São Tomé e Príncipe contava com 65 casos ativos, todos na ilha de São Tomé, e um acumulado de 37 mortes, 2.476 casos confirmados e 2.374 recuperados da doença desde o início da pandemia.
A covid-19 provocou pelo menos 4.303.610 mortes em todo o mundo, entre mais de 203,3 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.502 pessoas e foram registados 990.293 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.
São Tomé e Príncipe registrou dois novos casos de covid-19, elevando o total acumulado para 2.478 infeções, e quatro recuperações da doença nas últimas 24 horas.
O boletim diário da covid-19 divulgado pelas autoridades locais, revela dois novos casos registrados na ilha de São Tomé, onde se concentram as 63 pessoas infetadas no país, estando uma internada na unidade de sintomático respiratório do Hospital Central de São Tomé e 62 em isolamento domiciliar.
Há um mês que a ilha do Príncipe não tem registo de casos positivos de covid-19.
De acordo com o boletim do Ministério da Saúde, São Tomé e Príncipe tem o registro acumulado de 37 óbitos provocados pela doença, 2.478 casos positivos e 2.378 recuperações, desde o início da pandemia.
As autoridades locais vão retomar em 15 de setembro a campanha de vacinação com a administração da segunda dose da vacina a 19 mil pessoas.