Mundo Lusíada
Com Lusa
O primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, disse em 05 de agosto que o seu país “tem uma boa perspetiva de crescimento”, mas considerou que “é fundamental” que continue “na estabilidade, no diálogo e na concertação social”.
Patrice Trovoada, que fazia o balanço do primeiro ano do seu governo à televisão pública são-tomense (TVS), sublinhou que o seu governo tem feito “algumas conquistas” em termos políticos econômicos e sociais.
O governante realçou que a conjuntura de crise econômica e financeira internacional “tem tido reflexo na nossa economia e sobretudo no nosso programa de investimento público”, por isso muito do que foi programado para São Tomé e Príncipe ficou por fazer neste primeiro ano de governo.
Considerou, no entanto, a crise política internacional “positiva”, justificando que ela ”obrigou o governo a redobrar esforços no sentido da poupança pública e no sentido imaginativo para podermos encontrar soluções que possamos minimamente aliviar a situação da nossa população”.
O chefe do governo fez um balanço positivo também do ponto de vista “político” do seu elenco governativo.
”É um governo de abertura, porque nem todos os membros são militantes do Acção Democrática Independente (ADI), passamos um ano político com contraditório, mas sem crise política”, sublinhou Patrice Trovoada.
A nível econômico salientou que não houve ruptura de bens alimentares no mercado e que o governo conseguiu “disciplinar um pouco mais o uso de bens públicos”.
O primeiro-ministro são-tomense acrescentou que a nível internacional o país “conseguiu abrir novas frentes de cooperação, conseguimos melhorar o nosso fluxo de cooperação com alguns países, quer diplomáticos quer empresariais”, tendo particularizado neste contexto a cooperação empresarial com Angola através da Sonangol.
O governante defendeu a necessidade dos detentores de cargos políticos “falarem a verdade” e “prestarem contas” para que “todos saibam o que a casa gasta para que toda gente mostre a sua capacidade de contribuir melhor”.
Patrice Trovoada agradeceu a “colaboração, solidariedade e empenho” do presidente Fradique de Menezes que durante este primeiro ano do seu executivo “mostrou-se disponível para ajudar e facilitar a ação do governo”.
O chefe do executivo são-tomense assinalou o “apetrechamento das forças da defesa e segurança”, a formação profissional, limpeza da cidade de São Tomé, redução da circulação de viaturas do estado e a iluminação pública nos diversos bairros da ilha de São Tomé como feitos mais visíveis da ação do seu executivo durante estes últimos doze meses.
O governo de Patrice Trovoada completa um ano no próximo dia 14 de agosto, depois do seu partido, a Acção Democrática Independente (ADI) ter ganho as eleições legislativas a 01 de agosto do ano passado com maioria simples (26 deputados no parlamento).