Foto: De Alma e Coração
Da Redação
A produção artesanal contemporânea portuguesa estará em exibição em São Paulo em uma mostra gratuita. “Portugal Manual: o artesanato em transformação” fica em cartaz entre os dias 23 e 27 de março, no Consulado Geral de Portugal em São Paulo. É a segunda edição da mostra no Brasil, sendo a primeira na capital paulista, maior cidade lusófona do planeta.
Durante cinco dias, os visitantes poderão conhecer o trabalho de mais de 25 marcas, todas inspiradas nas raízes, viagens e no modo de ser português. A exposição conta com peças únicas trabalhadas a partir de materiais diversos como a madeira, cortiça, cerâmica, cobre, prata, lã portuguesa e o couro, entre outros.
A exposição aposta na promoção da tradição e do artesanato português através de marcas que introduziram o design nas suas produções artesanais e reconhece a arte dos novos artesãos, que aliam a tradição manual à imaginação, reinventando conceitos com um olhar contemporâneo.
“O artesanato está a mudar por todo o país. Da tecelagem à moda, da escultura em madeira e em pedra à cerâmica, do mobiliário à joalharia – estas e muitas mais atividades estão a reinventar-se com critério, identidade, personalidade e paixão. A missão da Portugal Manual é dar a conhecer este movimento ao mundo”, explica Filipa Belo, idealizadora e curadora da exposição.
“O artesanato português conta a história de um povo. É uma imensa manta colorida onde cabem pessoas, artesãos, tradições familiares e conhecimento ancestral. São marcas de identidade tecidas na ponta dos dedos que reforçam a coesão social e contribuem para o desenvolvimento econômico de cada região portuguesa”, completa.
A curadoria das marcas aposta nos artistas que voltaram às raízes e ousaram apostar numa produção artesanal de qualidade, recuperando materiais tradicionais para criarem peças contemporâneas e desenvolvendo uma produção em pequena escala mas com recurso a tecnologias contemporâneas, numa perspectiva empreendedora que promove um consumo sustentável.
No dia da abertura, além de um coquetel com a presença da curadora Filipa Belo, às 15h, o Consulado Geral exibe aos presentes uma sessão de cinema com o filme “Siza Vieira – o arquiteto e a cidade velha”, da Catarina Alves Costa, às 16h. A entrada é gratuita, porém mediante inscrição pelo e-mail [email protected]. Para os demais dias, não é necessária inscrição.
Mostra no Morumbi Shopping
Após a passagem pelo Consulado, as peças também ficarão em exibição na Casa Manual, localizada no piso térreo do Morumbi Shopping, na exposição “Terra à vista – Brasil volta os olhos para a cultura portuguesa feita à mão”, entre os dias 28 de março e 7 de abril.
No dia 28, às 19h, acontece a abertura oficial da exposição, seguido por um show da cantora portuguesa Joana Reais.