Da Redação
Aconteceu recentemente em Paris a VI Reunião Anual das Câmaras de Comércio Portuguesas, mantendo a tradicional rotatividade de cidade anfitriã.
No decorrer da VI Reunião Anual, foram entregues os prêmios Câmara de Comércio Portuguesa 2016 e Câmara de Comércio Portuguesa Revelação 2016.
Nuno Rebelo de Sousa, Presidente da Federação das Câmaras Portuguesas no Brasil e representante da Câmara Portuguesa de São Paulo, e Caetano Leitão, Presidente do Portugal Business Council in Dubai, receberam os prêmios Câmara de Comércio Portuguesa 2016 e Câmara de Comércio Portuguesa Revelação 2016, respectivamente, pela mão de Manuel Caldeira Cabral, Ministro da Economia, e de Bruno Bobone, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa.
A entrega decorreu durante o jantar de encerramento do primeiro dia de Reunião, nos dias 23 e 24 de Março, e que contou também com a presença do Embaixador de Portugal em Paris, José Filipe de Moraes Cabral, e do Delegado da AICEP em Paris, Rui Paulo Almas.
O objetivo destas duas categorias do Prêmio é valorizar anualmente a Câmara de Comércio Portuguesa que se tenha distinguido pelos resultados obtidos no apoio à internacionalização das empresas portuguesas, na captação de investimento estrangeiro e na promoção da imagem de Portugal durante o ano anterior, bem como a Câmara de Comércio Portuguesa com menos de 5 anos de integração na Rede e que se tenha destacado no mesmo papel.
Encontro das Câmaras Portuguesas
O encontro das Câmaras é uma iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, focada no reforço da notoriedade das Câmaras de Comércio Portuguesas em Portugal e no estrangeiro.
O evento foi organizado em conjunto com a Câmara de Comércio e Indústria Franco Portuguesa, em 23 e 24 de Março e contou com a participação de representantes de 21 Câmaras de Comércio Portuguesas de todo o mundo.
O primeiro dia da Reunião foi dedicado a reuniões internas sobre a planificação estratégica para 2017 e o balanço do apoio facultado no último ano pelas Câmaras de Comércio Portuguesas às empresas.
Houve, ainda, tempo para ouvir o ex-vice-primeiro-ministro e actual vice-presidente da Câmara de Comércio, Paulo Portas, falar sobre o potencial da lusofonia e dos negócios em português.
A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa divulga agora uma Missão Empresarial Multissetorial ao Ceará, de 18 a 22 de junho, destinada a todas as empresas portuguesas que pretendam exportar ou investir neste mercado, uma “potência regional no contexto do Nordeste brasileiro, com influência decisiva sobre os Estados vizinhos” defende.