Por Vanessa Sene
Mundo Lusíada
O Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello preparou uma bacalhoada para funcionários e parceiros da Secretaria de Logística e Transportes do Estado de SP, num almoço que marcou o encerramento da Campanha do Agasalho realizada por essa secretaria, na tarde de 03 de julho.
Em representação a primeira-dama do Estado, Lu Alckmin, que se encontrava em Campos do Jordão, esteve presente o Chefe de Gabinete do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, o coronel Alécio Silva Junior. Este evento, preparado pela comunidade portuguesa no salão de festas do Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Sumaré, é mais uma etapa da campanha ocorrida de 05 de maio a 07 de julho, este ano com o tema “Roupa boa, a gente doa”.
“Várias iniciativas como essa foram tomadas para arrecadar doações para pessoas carentes. Esse ano não priorizamos pela quantidade e sim pela qualidade. O objetivo não é só dar agasalho mas quando damos uma roupa, damos dignidade para que a pessoa ande nas ruas, procure um emprego, conviva em família” afirmou ao Mundo Lusíada o coronel Alécio Junior, que ainda não divulgou resultados de arrecadações este ano, já que a campanha só fecha no dia 07, mas segundo disse, a população atendeu ao chamado da Lu Alckmin doando roupa boa.
Antes do encerramento geral, a Secretaria de Transportes porém finalizou mais cedo a sua campanha deste ano em prol da iniciativa, reunindo não apenas funcionários da pasta, no almoço do Pedrão, como também representantes das concessionárias que participaram da Campanha do Agasalho junto a Secretaria. De acordo com a organização, grupos como CCR arrecadaram cerca de 42 mil peças, AutoVias e ViaNorte reuniram cerca de 20 mil peças, e a concessionária Rota das Bandeiras entregou mais de 100 mil peças de roupa.
Ao todo, a Secretaria de Transportes doou cerca de 350 mil peças para a Campanha do Agasalho, segundo Dr. Ivan Agostinho, chefe de Gabinete da Secretaria, que esteve representando o secretário Saulo de Abreu Castro no evento.
Participante da Campanha do Agasalho, o Santuário Nossa Senhora de Fátima recebeu uma doação de 500 cobertores, resultado deste almoço com a venda dos convites. O frei José Maria Botelho agradeceu a doação aos representantes no evento. “Esses 500 cobertores vão para o frei distribuir às pessoas que ele ajuda aqui na região” afirmou Dr. Ivan, que não deixou de elogiar a culinária típica. “A bacalhoada aqui já é tradicional. Eu não conhecia, perdi isso. Agora avante não vou perder mais”.
O presidente do Rancho Pedro Homem de Mello, Justiniano Macedo, falou da participação na famosa campanha em todo o estado. “Nos sentimos honrados pela oportunidade de ajudar também. O frio este ano está muito forte, e não adianta apenas doar quantidade mas qualidade. É muito bonito a igreja estar nesta campanha” diz ele que levou a idéia do almoço ao Frei e depois foi procurado pela Secretaria para a realização do almoço. “É importante para a comunidade portuguesa participar de uma campanha bonita dessa. E o Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello sente-se orgulhoso” disse Macedo.
Ao final do evento, o coronel Alécio estava agradecido pelo almoço promovido. “Isso mostra o quanto o povo paulista e o povo brasileiro é solidário. Basta um chamamento que todos ajudam. É muito bacana a comunidade portuguesa abrir as portas para o Fundo Social, o povo paulista agradece”.