Da Redação
De 4 a 6 de outubro, será realizado em Santos o 1º Festival do Imigrante, envolvendo 10 nacionalidades e com programação diversificada para todas as faixas etárias, no Centro Histórico. O evento realizado pela Prefeitura do litoral paulista marcará também a inauguração do bonde japonês, doado pelo governo de Nagasaki em 2014 e recuperado pela CET – ele será o 7º elétrico da frota do Museu Vivo Internacional do Bonde.
Durante dois dias, o público terá à disposição música, danças típicas, balé, visitas monitoradas à oficina dos bondes e aos carros ferroviários históricos, mostra de filmes estrangeiros, artesanato criativo, atrações infantis e oficinas variadas, entre elas de origami, shodô, mangá e flamenco.
Para completar, gastronomia típica e os shows Rita Lee, com Nyna Lee (cover oficial) & Rock’nboles; Tributo a Cazuza, a cargo de Fábio Exagerado & Banda Ideologia, e Tributo ao Queen, com a banda Kings of the Queen. As apresentações serão no palco a ser montado na Rua São Bento.
“Santos é uma cidade multicultural, que se formou do conjunto de imigrantes e incorporou grande variedade de referências”, comentou o secretário de Turismo Odair Gonzalez, pasta responsável pelo evento. Ele lembra que a grande maioria dos moradores da Cidade tem imigrantes entre seus parentes. “Por certo, eles guardam na lembrança histórias contadas por seus avós imigrantes, por exemplo, que contribuíram com costumes, habilidades e gastronomia para moldar nossa sociedade”.
O secretário aposta que o evento, por reverenciar os povos que mais marcaram a cultura e o desenvolvimento de Santos, tem tudo para ser inserido no calendário oficial da Cidade e conquistar o público, a exemplo do Festival Santos Café, que este ano, em sua 5ª edição, reuniu por volta de 80 mil pessoas em cinco dias de programação.
FESTIVAL – O 1º Festival do Imigrante de Santos será aberto às 18h do dia 4 de outubro, com a chegada, à Estação do Valongo, do Bonde das Nações, que desde as 17h circulará com representantes portando bandeiras e roupas típicas da Alemanha, Espanha, França, Grécia, Itália, Japão, Portugal e Reino Unido, além dos países árabes e do continente africano. Na sequência, haverá a abertura da Praça Gastronômica e, às 20h, show Rita Lee, com a cover oficial Nyna Lee & Rock’nboles.
A programação continua no dia 5, às 11h, com a entrega do bonde japonês, seguida de apresentações da Dança do Dragão, Kenko Taissô (ginástica da saúde), Gujo Odori (dança folclórica), Nagasaki Fujinbu (dança feminina) e Grupo Taiko Kyowa Daiko (tambores japoneses).
Ainda no dia 5, estarão em destaque os povos africanos e os países árabes, Itália e França, além do teatro de bonecos ‘Vovô, um imigrante’ e os personagens itinerantes Pinocchio e Grilo Falante.
Já no domingo (6), o festival começa com Bonde Brincar e contação de história sobre ‘Santos, um porto de contos’, com Camila Genaro; visita monitorada à Garagem do Bonde Roberto Mehanna Khamis e programação alusiva a Alemanha, Grécia, Espanha, Reino Unido e Portugal. Também nesse dia, os personagens Peter Pan e a Fada Sininho vão interagir com as crianças, que também se divertirão com a peça ‘A Branca de Neve’, a cargo do grupo Hora de Brincar.
MUSEU PELÉ – Além de exposição de Artesanato Criativo, o Museu Pelé terá mostra de filmes estrangeiros, dias 5 e 6, com sessões às 11h, 13h30 e 16h no auditório.
Já no foyer do 1º andar, serão realizadas as oficinas – dia 5, de origami (dobraduras de papel) e shodô (caligrafia japonesa), e, dia 6, de mangá, origami, shodô, danças circulares e de flamenco. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas a partir do próximo dia 20 no Portal de Turismo de Santos (www.turismosantos.com.br).
Também nos dias 5 e 6, em tendas em frente ao museu, funcionarão o Espaço Kids, das 12h às 18h; maquiagem artística infantil e o Leia Santos, das 14h às 18h.
PROGRAMAÇÃO
1º FESTIVAL DO IMIGRANTE DE SANTOS
4/10 – SEXTA-FEIRA
17h – Saída do Bonde das Nações
18h – Abertura do evento e da Praça Gastronômica
19h – show Rita Lee, com Nyna Lee (cover oficial) & Rock’nboles
5/10 – SÁBADO
11h – JAPÃO, com solenidade de entrega do bonde doado pelo governo de Nagasaki, cidade-irmã de Santos, e apresentações de Dança de Dragão, Kenko Taissô, Gujo Odori, Nagasaki Fujinbu e do grupo de taikô Kyowa Daiko
11 às 13h – personagens itinerantes de ‘A Bela e a Fera’
11 às 16h – Visita monitorada à Garagem do Bonde Roberto Mehanna Khamis (carros históricos)
12h – ÁFRICA, com apresentação dos Amigos do Ballet Afro de Santos e Banda Querô-Arte no Dique
14h – PAÍSES ÁRABES, com apresentação do Studio Osíris de Danças
15h – Teatro de bonecos ‘Vovô, um imigrante’, com a Cia. Truks
16h – ITÁLIA, representada por Andrea Bocelli Duo – La Storia in Concert, com o tenor Germano Brissac e a soprano Fabiola Cariatti; Ballet Ana Rennó, de dança folclórica italiana
16h às 18h – Personagens itinerantes Pinocchio e Grilo Falante
18h – FRANÇA, apresentando Clássicos Franceses, com a cantora Gisele Afeche e Johnny Oliveira (violão); ‘Páginas, uma homenagem a Edith Piaf’, a cargo do Balé da Cidade de Santos 20h – show Tributo a Cazuza, com Fábio Exagerado & Banda Ideologia
6/10 – DOMINGO
11h e 11h30 – Bonde Brincar ‘Santos, um porto de contos’, com Camila Genaro
11 às 16h – Visita monitorada à Garagem do Bonde Roberto Mehanna Khamis (carros históricos)
12h – ALEMANHA, representada pelo Grupo Folclórico Tirol
13h – GRÉCIA, com o Grupo Apolo de Danças Gregas
14h – ESPANHA, apresentação a cargo do Grupo Folclórico Caminos de España, do Centro Espanhol de Santos
14 às 16h – personagens itinerantes Peter Pan e Fada Sininho
15h – REINO UNIDO, representado por sapateado irlandês, com a Escola Livre de Dança de Santos
16h – PORTUGAL, com apresentação dos ranchos folclóricos Veteranos Apaixonados pelo Folclore e Típico Madeirense; show de fados, com Ana Carla, Wallace Oliveira (guitarra portuguesa) e Sérgio Borges (viola de fado)
18h – Teatro Infantil ‘A Branca de Neve’, com o Grupo Hora de Brincar
19h – show Tributo ao Queen, com a Banda Kings of the Queen
1 comentário em “Santos recebe o 1º Festival do Imigrante trazendo também a cultura portuguesa”
Muito importante, essa volta e tudo fica bem ,com cultura maravilhosa e várias equipamentos histórico voltando ,isso é muito importante.