Investimentos em turismo na cidade, que irá receber duas seleções durante a Copa do Mundo, podem chegar a R$ 5 bilhões.
Da redação
A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, receberá as delegações do México e da Costa Rica, que escolheram a cidade como base para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. Os investimentos previstos para o triênio pré-Copa, com repercussão no setor Turismo, podem chegar a R$ 5 bilhões e envolvem investimentos municipais, estaduais, federais e particulares, além de recursos do Banco Mundial.
Dentre os projetos estão o Museu Pelé, repavimentação de importantes vias de trânsito, construção de hotéis e realinhamento do cais do porto – durante a Copa, Santos receberá os transatlânticos Divina (MSC) e Monarca (Pullmantur), com capacidade, respectivamente, para 4.350 e 2.700 passageiros. Há ainda investimentos privados comerciais e gastronômicos.
“Reunindo vários setores da Prefeitura e da sociedade civil, foi criado um comitê municipal e a cidade participou de todo o processo de seleção e homologação dos Centros de Treinamento de Seleções”, explicou o secretário de turismo, Luiz Guimarães. Com a divulgação que duas seleções se hospedariam na cidade, o Comitê Pró-Santos na Copa 2014 foi reestruturado e hoje conta com 25 núcleos de trabalho, entre eles segurança, saúde, mobilidade, recepção e eventos.
Estão em curso padronização dos táxis e capacitação sobre as atrações locais para os novos motoristas e recepcionistas dos hotéis; qualificação dos guias de turismo da Secretaria de Turismo e de funcionários de diversos estabelecimentos; produção de material informativo trilíngue e modernização dos quiosques da orla. Já foi concluída a revitalização do Aquário e Orquidário e estão sendo revisadas as sinalizações turísticas viária e da rota de pedestres no Centro Histórico, ambas bilíngues.
Especificamente para a Copa, a Prefeitura criou o Programa Municipal de Idiomas (ProMundi) para capacitar funcionários de vários setores em inglês e em espanhol.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal, também promove cursos de inglês, de organizador de eventos, recepcionista, garçom e camareira meios de hospedagem. O processo de melhorias envolve ainda instalação de fibra ótica e câmeras de segurança em locais estratégicos, internet sem fio em vários espaços públicos e em ônibus, cuja frota vem sendo equipada com ar-condicionado.