Mundo Lusíada
Como parte da sua primeira visita oficial ao Brasil, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, esteve em Santos, na manhã desta quarta-feira (1º), e foi recebido no Palácio José Bonifácio pela vice-prefeita Renata Bravo.
O objetivo do encontro foi o de estreitar relações e manter contato com diferentes instituições, associações e com o Poder Executivo Municipal. Durante a reunião foram abordados interesses comuns em turismo, cultura, área social e economia.
“Os portugueses estão aqui há muitos anos e foram muito importantes na fundação e construção de Santos. Então, estreitar essa relação, esse intercâmbio, é de extrema importância para a busca de novos investimentos para a nossa cidade”, afirmou a vice-prefeita.
Para Paulo Cafôfo, a comunidade portuguesa em Santos é muito representativa. “É um encontro muito importante, porque a comunidade portuguesa tem uma presença muito forte na Cidade. Sendo nascidos ou não aqui, todos participam da vida cultural, econômica e social e acabam sendo os fiéis embaixadores de Portugal em Santos. Não existem tantas cidades assim, onde esta ligação seja tão forte, íntima e histórica entre dois povos neste espaço lindíssimo que é a cidade de Santos”, declarou.
A vice-prefeita presenteou o secretário com um prato em cerâmica comemorativo ao Bicentenário da Independência com ilustrações referentes à data e ao Patrono da Independência, o santista José Bonifácio.
Segundo o SECP, “intensificar o relacionamento bilateral com o Brasil é uma prioridade do governo português”. O governante esteve acompanhado do embaixador de Portugal, embaixador Luís Faro Ramos, e cônsul-geral de Portugal em SP, Antonio Pedro Rodrigues da Silva.
Em seguida, o secretário e toda comitiva, acompanhados pela vice-prefeita, visitaram a Sala Princesa Isabel, na sede do Paço Municipal, o Museu Pelé e o Pantheon dos Andradas.
Também estiveram presentes na visita a chefe de gabinete da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, Cristina Matos, o cônsul geral adjunto de Portugal em São Paulo, Jorge Longa Marques e o terceiro secretário da Embaixada, Pedro Teles Ferreira.
Na deslocação ao litoral paulista, Cafôfo esteve no Escritório Consular de Portugal, e deslocou-se ao Centro Cultural Português, onde descerrou uma placa alusiva à sua visita, onde pode confraternizar com dezenas de cidadãos portugueses e luso-brasileiros. Também na Casa da Madeira de Santos, Paulo Cafôfo esteve com compatriotas madeirense e comunidade portuguesa local.