Da Redação
Como parte das comemorações pelos 478 anos de Santos, foi assinado o protocolo de intenções Programa Inovação e Conexão Brasil-Portugal entre a Fundação Parque Tecnológico do Município e o Instituto Pedro Nunes, de Coimbra, no último dia 26, no Paço Municipal.
O documento representa o pontapé inicial para a criação de um plano de trabalho a ser desenvolvido pelas duas entidades. A assinatura do protocolo de intenções é resultado da missão internacional comandada pela Prefeitura no ano passado, realizando visitas às cidades europeias, incluindo Coimbra, em busca de parcerias e iniciativas que colaborassem para o desenvolvimento da Cidade e um presente para o aniversário da Cidade, diz o prefeito Rogério Santos.
“Essa parceria com o Instituto Pedro Nunes vai gerar soluções urbanas, trazer a vocação da tecnologia e da inovação cada vez mais para Santos, gerando emprego, mas também aproximando cada vez mais as duas cidades. A cidade de Coimbra, histórica para Santos, é a história de José Bonifácio e de Bartolomeu de Gusmão, mas também é a história de tanta gente do Brasil, de Santos e de Portugal”, ressalta o prefeito.
Criado por iniciativa da Universidade de Coimbra em 1991, o Instituto Pedro Nunes é uma instituição sem fins lucrativos que busca promover a inovação e a troca e transferência de tecnologia por meio de ligações com meios científicos e tecnológicos, por isso o interesse na parceria, explica o vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Veiga, acrescentando que os dois terão muito a ganhar com a parceria.
“O Instituto Pedro Nunes é um centro de desenvolvimento enorme, é uma das maiores incubadoras que há no mundo, tem ganhado muitos prêmios e Coimbra está completamente empenhada em colaborar com as suas cidades-irmãs e Santos é uma delas. Então, acho que vai potencializar os dois lados e servirá para que os dois, no final, possam ser mais fortes. Esse é o grande objetivo destas parcerias, nesta área tecnológica, que está em permanente evolução”, diz Francisco Veiga.
O presidente da Fundação Parque Tecnológico de Santos, Eduardo Bittencourt, também acredita que a parceria será um passo importante para o crescimento dos profissionais e empresas brasileiras dentro de um cenário global. Segundo ele, o intuito é justamente que haja, na prática, trocas de inteligências entre os dois centros de inovação.
“Assim podemos entender como funcionam as empresas na Europa, em Portugal, para dar oportunidade também às empresas brasileiras de compreenderem o mercado europeu. E, por outro lado, as empresas europeias podem contratar mão de obra brasileira e conhecer o que fazemos. E a gente vai ter também essa capacitação de mão de obra aqui, no Parque Tecnológico, com conteúdo vindo também da Europa, para que nossos alunos, nossos jovens, tenham essa complementação”.
O objetivo é de que sejam realizados, no futuro, eventos presenciais e on-line para a troca de experiências entre as duas instituições. Em março, deve ocorrer a primeira participação de uma delegação do Instituto Pedro Nunes para a preparação de um plano de trabalho que possibilite a criação de projetos, por exemplo, entre as duas entidades.
“A assinatura é o início, o pontapé, para que também a gente consiga aprofundar o trabalho técnico e a elaboração de um plano de trabalho. A partir daí, teremos um trabalho conjunto e contínuo para os próximos anos”, afirma Eduardo.
Participaram do evento ainda a vice-prefeita Renata Bravo, representantes do Executivo e do Legislativo santista, o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Competitividade e Investimento, António Albuquerque e a chefe de gabinete de Relações Institucionais e Internacionais de Coimbra, Joana Gouveia Loureiro, além do vereador da Câmara de Lousã, Ricardo Fernandes e representantes da comunidade portuguesa em Santos.