Por Ronaldo Andrade
No dia 3 de julho foi realizada em Santos, no morro do São Bento, tradicional reduto dos imigrantes madeirenses, comemoração pelo 35º aniversário do ‘Dia da Região Autônoma de Madeira’ e das ‘Comunidades Madeirenses’.
A programação incluiu missa de ação de graças, às 8h30, na Paróquia Nossa Senhora da Assunção. Às 10h, no Centro Cultural e Turístico do Morro do São Bento, houve hasteamento das bandeiras e execução dos hinos de Brasil, Portugal e da Região Autônoma da Madeira, e em seguida aconteceu a apresentação do Rancho Folclórico Típico Madeirense, presidido por Claudete Pereira de Souza.
Casa da Madeira celebra aniversário da Região Autônoma
Para celebrar o 35º aniversário da autonomia da Região Autônoma da Ilha da Madeira e o Dia das Comunidades Madeirenses, comemorados no dia 1º de julho, a Casa da Madeira organiza o ‘Almoço – Cozido’, que será realizado no dia 10/07, às 13h, com apresentação musical da Banda Filhos da Tradição. O convite custa R$ 40,00, sendo que bebidas e doces portugueses são cobrados a parte.
A divisão administrativa da Ilha da Madeira, que é comandada pelo governador Alberto João Jardim, é composta por 11 municípios: Calheta, Câmara de Lobos, Funchal (capital), Machico, Ponta do Sol, Porto Moniz, Porto Santo, Ribeira Brava, Santa Cruz, Santana e São Vicente. Uma Região Autônoma é dotada de Estatuto Político-Administrativo e de órgãos de governo próprio, como a Assembléia Legislativa e o Governo Regional.
A Ilha da Madeira possui área de aproximadamente 750 km² e população de cerca de 242 mil habitantes (ano 2000), sendo o turismo a principal atividade econômica, seguido pelos setores agrícola e industrial.