Da Redação
No último sábado, a cidade litorânea de Santos abriu oficialmente as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, com a deposição de uma coroa de flores no Monumento aos Andradas, na Praça da Independência (Gonzaga).
A cerimônia contou com a presença de Dom Bertrand de Orleans e Bragança, trineto de D. Pedro II, e imperador do País caso a monarquia ainda estivesse vigente.
As festividades, agendadas para setembro, envolvem eventos, ações e obras, a cargo de uma comissão designada pela Prefeitura de Santos, formada por representantes de diversas secretarias, Instituto Histórico e Geográfico, Ordem dos Advogados do Brasil, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos, Movimento Pró-Memória José Bonifácio e universidades.
“Temos prevista uma programação especial em Santos para homenagear o patriarca José Bonifácio, tão importante na busca da liberdade e soberania do País”, destacou a vice-prefeita Renata Bravo.
O diretor-presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), Luiz Dias Guimarães e o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, Paulo Costa, também acompanharam a cerimônia.
476 Anos
Já nesta semana, em comemoração ao aniversário de 476 anos de Santos, a Prefeitura preparou uma programação especial até sexta-feira (28), com atos comemorativos e entrega de obras em vários bairros, com destaque para a Região Central Histórica.
Nessa área, os destaques são para a entrega da nova sede da Unifesp, no antigo prédio do Banco do Brasil (Rua XV de Novembro, 195), os restauros do Outeiro de Santa Catarina e da Casa do Trem Bélico. São empreendimentos de importância para o comércio, a segurança e o turismo na região.
A quarta-feira (26), data oficial do aniversário, ficará reservada para as tradicionais celebrações civis e religiosa.
Nesta terça-feira, a programação começou com entrega da Universidade Acadêmica Centro Histórico de Santos, em parceria com a Unifesp – Rua XV de Novembro, 195, Centro. Além da abertura da exposição ‘Celso Amorim, o embaixador da paz’ – Palácio José Bonifácio (Praça Mauá s/nº, 1º andar, Centro).
No dia 26, acontece às 8h30 a deposição de flores junto ao Monumento de Braz Cubas – Praça da República (Centro). Na sequencia, uma Missa em Ação de Graças acontece na Catedral de Santos (Praça José Bonifácio s/nº, Centro). E às 10h, a Sessão solene na Câmara Municipal – Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1, Vila Nova.
No dia 27, a Entrega da UME Noel Gomes Ferreira, Rua Andrade Soares, 187 (Caruara), e da Fonte do Sapo (Av. Bartolomeu de Gusmão s/nº) e Praça Ida Trilli (Av. Dino Bueno com Rua República do Equador, Ponta da Praia) fazem parte da programação.
Também a entrega da revitalização da Praça Benedito Calixto, em frente à Igreja da Pompeia, entrega do restauro do Outeiro de Santa Catarina, e entrega do restauro da Casa do Trem Bélico, estão nas comemorações de aniversário.