Da Redação
A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Santo André, Oswana Fameli, recebeu na tarde de 11 de abril o cônsul geral de Cabo Verde em São Paulo, Emmanuel Rocha, o presidente da Associação Caboverdeana do Brasil, José Augusto do Rosário, e a secretária geral da entidade, Lucialina Maria Soares dos Reis, para estreitar o relacionamento com o País, uma vez que Santo André é cidade-irmã de São Nicolau, município africano.
Durante o encontro foi proposto que os governos busquem aproximar os laços culturais, econômicos, sociais e educacionais entre as regiões, observando as oportunidades em comum.
“Vamos identificar as possibilidades culturais e de negócios para ampliar o trabalho em conjunto, fortalecendo ainda mais as ações que beneficiem a cooperação entre os municípios”, afirmou Oswana.
Além de São Nicolau, são cidades-irmãs de Santo André Takasaki do Japão; a italiana Sesto San Giovanni; Nueva San Salvador, em El Salvador, e as portuguesas Braga e Vouzela.
A Associação Caboverdiana do Brasil, fundada no ano de 1978, tem sede em Santo André, é uma comunidade muito ativa, que participa de vários eventos sociais e culturais nesta e em outras cidades e estados brasileiros, levando aspectos da cultura cabo-verdiana, como música, dança, culinária, através do Grupo Cultural criado no ano de 1996, composto por cabo-verdianos, descendentes e brasileiros.
A comunidade conta também com cerca de 80 estudantes caboverdianos que escolheram a cidade de Santo André para desenvolver a carreira acadêmica.