Da Redação
Com Lusa
O município de Santiago do Cacém e a Diocese de Beja vão lançar, dia 25 de julho, uma obra de 900 páginas sobre os Caminhos de Santiago, que pode revitalizar a parceria com Santiago de Compostela (Espanha).
O presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Vítor Proença, afirmou à Agência Lusa que a obra, composta por dois volumes, contém “um conjunto de estudos, análises e abordagens, de caráter científico, sobre o papel de Santiago Maior, nas vertentes de apóstolo, peregrino e guerreiro”.
Trata-se de uma “edição de elevado nível, com muitas imagens e textos de pessoas notáveis” na área, nacionais e estrangeiras, disse.
Segundo o autarca, o livro, organizado por aquele município do litoral alentejano e pela Diocese de Beja, é prefaciado pelo Presidente da República, Cavaco Silva.
“No Caminho sob as Estrelas – Santiago e a Peregrinação a Compostela” é o título da publicação, que começou a ser preparada no seguimento da exposição, com o mesmo nome, inaugurada, em 2007, em Santiago do Cacém.
A mostra consistiu em cerca de 120 obras de arte, 80 das quais vindas do Tesouro da Catedral de Santiago de Compostela e de museus da região espanhola da Galiza.
Nessa altura, preparavam-se várias parcerias entre o concelho alentejano e a cidade galega, incluindo a sua geminação, que foi oficializada em maio de 2009.
A colaboração entre os dois municípios envolvia ainda a candidatura, em conjunto com outras entidades, a um programa de fundos comunitários, no valor de 1,7 milhões de euros.
O projeto previa a criação de um Centro de Estudos Jacobeus e a construção de um albergue para peregrinos, ambos em Santiago do Cacém, uma apresentação virtual da catedral de Santiago de Compostela, a realização de congressos internacionais relativos ao estudo dos Caminhos de Santiago e diversas iniciativas culturais.
Contudo, de acordo com Vítor Proença, as iniciativas não avançaram, devido a “mudanças políticas no governo regional da Galiza e no município de Santiago de Compostela”, bem como a “dificuldades e restrições financeiras” naquela região.
O autarca acredita, contudo, que as “novas autoridades” galegas “estão receptivas à parceria”, tanto que, no ano passado, ofereceram a Santiago do Cacém uma cópia do Códice Calixtino, um guia do Caminho de Santiago, do século XII.
Curiosamente, o original desta valiosa obra havia sido roubado da catedral de Santiago de Compostela, há cerca de um ano, tendo sido recuperado pelas autoridades espanholas no último dia 05 de julho.
Vítor Proença considera ainda que a publicação de “No Caminho sob as Estrelas – Santiago e a Peregrinação a Compostela”, que será apresentado no dia 25, no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, é “uma peça fundamental” para revitalizar a parceria luso-galega.