Da Redação
Acontece em Tomar, de 26 a 28 de Outubro, o Congresso Internacional de Turismo Cultural e Turismo Religioso, no Hotel dos Templários. Os insteressados devem se inscrever no site www.heartcongresses.pt.
Já confirmaram participação nomes como D. Manuel Pelino, bispo da diocese de Santarém; Franquelim Alves, secretário de Estado Adjunto do Ministro da Economia, Carlos Tavares, no governo liderado por Durão Barroso; José Manuel Mascarenhas, professor da Universidade de Évora, responsável pela classificação do Aqueduto de Elvas como Patrimônio da UNESCO.
Ainda estará presente Cláudia Santos, do Centro de Interpretação do Aqueduto de Segóvia, Espanha; Santiago Palomero Plaza, diretor do Museu Sefardi de Toledo, Espanha; Cármen Ballesteros, arqueóloga e responsável pela recém descoberta da Sinagoga de Elvas; Carlos López Riesco, da Alcaidaria de Ponferrada, Espanha; Manuel J. Gandra, prof. do IADE-U, investigador e autor; António Balcão Vicente, historiador; Josep Guijarro Triadó, diretor da editora MC de Barcelona; Paulo Loução, escritor e José Armando Vizela Cardoso, general da força aérea e autor.
Além do congresso, o evento traz atividades paralelas com apresentação da editora Heart Books, a constituição da associação HEIDESER e o concerto na Igreja de Santa Maria dos Olivais.
Como pontos altos haverá no dia 27, às 21 horas, a “Descida à Vila de Baixo de Cavaleiros Templários e Peões à Luz do Archote “e uma visita guiada no Domingo, de manhã, “Em Busca da Esmeralda Perdida”. Durante o congresso estará patente ao público uma exposição de “Armas Templárias”.
A inscrição no congresso custa 29 euros e dá direito a documentação, inscrição e diploma, livro “Triologia Monumental de Alcobaça, Batalha, Thomar e o Caminho de Ferro”, de José da Silva Vieira Guimarães, jantar de despedida no Hotel dos Templários e concerto em Santa Maria dos Olivais.