Da Redação
Com uma dieta saudável é possível vivermos mais anos e em melhores condições de saúde, bem-estar e beleza. Vegetais, frutas e aveia são alguns dos alimentos que, para além de nos manterem saudáveis, nos dão anos de vida.
De acordo com o médico e ortomolecular Clement Hajian, existem alguns alimentos que, pelas suas propriedades ajudam a prevenir doenças e a ter um envelhecimento retardado e saudável. Eis alguns exemplos, de acordo com Clement Hajian, médico fitoterapeuta, acupunturista, homeopata e ortomolecular (www.criesaude.com):
Mamão- Rico em betacaroteno, substância antioxidante que elimina os radicais livres, o mamão ainda contém papaína, poderosa enzima antienvelhecimento com ação esfoliante da pele
Kiwi- O seu conteúdo elevado de vitamina C ajuda a prevenir constipações. A vitamina C é um antioxidante que elimina os radicais livres e desempenha um papel fundamental no combate ao envellhecimento. Contém uma quantidade considerável de fibra, potássio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio e cromo, que têm um papel muito importante na prevenção de doenças cardíacas e diabetes.
Alho- Ajuda na manutenção do tecido conectivo e articulações, no processo de desintoxicação e no combate aos radicais livres. Para quem come carne a recomendação é de um dente de alho amassado ou triturado ao dia.
Tomate- Contém licopeno, um dos antioxidantes mais poderosos, que lhe dá a cor vermelha e tem “um papel antioxidante ativo que combate o envelhecimento, fortalece as paredes celulares, depura o organismo de substâncias tóxicas e aumenta as defesas”. Tem vitamina E, um potente antioxidante. Também é rico em cobre (essencial para os ossos e cartilagens), ferro e fósforo.
Espinafre– Têm provitamina A e vitaminas C e E, todas elas antioxidantes. São uma fonte importante de vitaminas do grupo B, como folatos, B2, B6, B3 e B1, que possuem uma ação anti-envelhecimento pelo seu papel como co-fatores enzimáticos.
Aveia- Possui beta-glucanas, esse ativo reduz o desenvolvimento da inflamação cutânea e o processo inflamatório que aumenta o estresse orgânico, reduzindo os radicais livres.
Cenoura, abóbora, mamão, laranja, espinafre e brócolis, entre outros. Possui betacaroteno que auxilia na manutenção da pele, visão e sistema imunológico, combatendo os radicais livres.
Frutas Vermelhas e escuras– Morangos, amora, framboesa e açaí são ricos em fotoquímicos, substância que ajuda a neutralizar os radicais livres produzidos pelo organismo e atua também na desintoxicação, nesse grupo a campeã é a jabuticaba.