Da Redação com Lusa
Os municípios alentejanos de Castelo de Vide, Marvão e Portalegre estão envolvidos num projeto de cooperação transfronteiriça para a criação de uma rota Sefardita, com o objetivo de atrair turistas à região.
O projeto, denominado por “Kaminos”, vai permitir a criação da rota Sefardita que ligará Cáceres, em Espanha, a Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, com passagem ainda por Valência de Alcântara (Espanha) e o concelho Marvão, também naquele distrito alentejano.
Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da Câmara de Marvão, Luís Costa, explicou que este projeto nasceu através de uma candidatura ao Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça entre Espanha e Portugal (POCTEC), contando com um investimento de “60 mil euros”.
De acordo com o autarca, a Torre da Portagem em Marvão vai ser intervencionada, no sentido de dotar aquele espaço com condições que permitam a visita ao local por onde passaram milhares de judeus expulsos de Espanha pelos Reis Católicos.
“Além desta obra, vai ser criada a Rota Sefardita que não é mais do que um percurso pedestre, com sinalização adequada, com ligação entre Cáceres e Portalegre”, disse.
O vice-presidente da Câmara de Marvão indicou ainda que o projeto da criação da rota deverá ficar concluído “no verão de 2025”.
“Este é um projeto que já tem alguns anos, agora encontramos financiamento, fizemos já uma reunião com todos os parceiros e vamos começar a trabalhar”, acrescentou.
Para Luís Costa, além da importância histórica dos judeus na região, o fator turístico é de “extrema importância” para o desenvolvimento daquele concelho.
“Marvão pelas suas características não tem muito interesse no turismo de massas, entendemos que devemos ter um turismo de qualidade, que deixe dinheiro, e o turismo judaico e israelita são turistas de posse e que nos interessam muito”, disse.