Rondônia recebe 1º Encontro Luso-Brasileiro de Bioética

Da Redação

Especialistas brasileiros e portugueses debatem, nos dias 6 e 7 de junho, temas como os efeitos da crise migratória sobre a saúde, doenças negligenciadas, diretivas antecipadas de vontade e as consequências da violência sobre pacientes e profissionais serão.

A capital Porto Velho recebe o 1º Encontro Luso-Brasileiro de Bioética, evento promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero).

O encontro conta com a participação de gestores hospitalares; conselheiros federais e regionais de medicina; representantes da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), Universidade Federal de Rondônia e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outras instituições. Também acompanharão os debates profissionais, professores, pesquisadores e estudantes.

O coordenador da Câmara de Bioética do CFM, José Hiran Gallo, ressalta que o Encontro reunirá algumas das maiores autoridades em bioética do mundo, “demonstrando que a ciência não se limita ao eixo Rio-São Paulo, mas transcende fronteiras”.

Para o conselheiro federal do CFM por Rondônia e doutor em bioética pela Universidade do Porto, o evento será uma oportunidade ímpar de inserir o Estado no circuito das reflexões éticas e bioéticas mundiais, “que cada vez mais ganham espaço no campo das relações humanas e nas tomadas de decisões por parte de empresas e governos”.

Programação

Na abertura, o Encontro contará com a conferência do professor da Faculdade de Medicina do Porto (FMUP), Rui Nunes. Coordenador do Programa de Doutorado em Bioética mantido em parceria pela FMUP e CFM, ele falará sobre as “Diretrizes Antecipadas de Vontade”.

Em seguida, será realizada a mesa redonda “Doenças negligenciadas”, com a pesquisadora do Instituto Evandro Chagas Raimunda do Socorro da Silva Azevedo, que falará sobre o zika vírus; o coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), sanitarista Jorge Venâncio, responsável pelo tema “desafio para a pesquisa científica no Brasil”; e o presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, Dirceu Greco, que tratará sobre questões éticas.

No período da tarde, haverá mesa redonda com o tema “Bioética, meio ambiente, sustentabilidade e dignidade”, recebendo os palestrantes: o pesquisador do museu paraense Emílio Goeldi Inocêncio de Sousa Gorayeb (saneamento básico e água limpa); a professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto Cristina Brandão Nunes (ambiente e responsabilidade social); e a professora da Universidade Federal de Rondônia Ana Lúcia Escobar (sustentabilidade e desenvolvimento da Região Amazônica – a situação do ribeirinho e da população indígena).

A mesa redonda seguinte debaterá o tema “Princípio da Justiça: imigrantes, refugiados e direitos humanos”, que terá os subtemas: “a situação local do imigrante”, cujo palestrante será o presidente da ONG Fraternidade sem Fronteiras, Wagner Moura; “direitos e deveres dos imigrantes e refugiados”, sob a responsabilidade do presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante de Carvalho; e “políticas públicas para os imigrantes e refugiados no território brasileiro”, que será apresentada pelo educador físico e especialista em população especial Jacob Cachinga.

À noite, será lançado o livro “Enciclopédia Luso-Brasileira de Cuidados Paliativos”, do professor Rui Nunes.

No dia 7 de junho, as atividades do Encontro começam com a mesa redonda “Ética em cuidados intensivos”. O professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Paulo Maia, falará sobre a realidade em outros países. Já o 1º Secretário do CFM, Hermann Tiesenhausen, discorrerá sobre a realidade brasileira.

Outra mesa redonda debaterá “violência e vulnerabilidade – a criança, a mulher e o idoso”. Os palestrantes serão os membros da Câmara Técnica de Bioética do CFM Gerson Zafalon Martins, Lívia Zago e Regina Parizi, que falarão, respectivamente, sobre “a violência contra a criança e o adolescente”, “a mulher” e o “o idoso”.

No horário da tarde, o membro da Câmara Técnica de Bioética do CFM e professor da Universidade Federal do Piauí, Sérgio Ibiapina Ferreira da Costa, dará a conferência “Disponibilidade da vida: Morrer com dignidade”. Após o intervalo, a mesa redonda “Qualidade de vida e corrupção” terá as palestras do professor da Faculdade Cesusc e membro da Câmara Técnica de Bioética do CFM, José Dimas D’Ávila Maciel Monteiro, responsável pelo tema “Autoestima e sociedade”; do membro da CT de Bioética Roberto Wagner Bezerra de Araújo, que falará sobre “A medicina e a condição humana”; e da secretária-executiva da Comissão Nacional de Residência Médica, Rosana Leite de Melo, com explanação sobre “A formação do médico do SUS”. A última atividade do 1º Encontro Luso-Brasileiro de Bioética será a leitura da “Carta de Porto Velho”.

SERVIÇO:
1º Encontro Luso-Brasileiro de Bioética do CFM
Tema Central: Bioética do Século XXI: do Indivíduo à Coletividade
Data: 06 e 07 de junho de 2018
Local: Auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *