Mundo Lusíada
O Presidente da República vai condecorar cerca de três dezenas de personalidades das comunidades portuguesas e cidadãos estrangeiros, por ocasião do Dia de Portugal, entre cientistas, políticos, professores e empresários dos ‘quatro cantos’ do mundo.
Com Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique será agraciado Roberto Irineu Marinho, empresário brasileiro e presidente do conselho de administração e presidente executivo do grupo de comunicação Globo. Nascido em 1947, é atualmente sócio e líder do 17º maior grupo de comunicação do mundo, grupo que assumiu em 2002 após a morte do pai Roberto Marinho.
Entre os brasileiros serão ainda comendadores da Ordem do Infante D. Henrique Emanoel Alves Araújo, escultor, pintor, cenógrafo e museólogo brasileiro, e Rubens Ermírio de Moraes, empresário presidente da Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Do Brasil, ainda serão condecorados como Grande-Oficial da Ordem do Mérito os nomes Gentil Moreira de Sousa, Martha Mesquita da Rocha, Paulo Manuel Pires dos Santos Almeida.
O programa das comemorações oficiais do 10 de Junho, que terão como sede Lamego, volta este ano a ter início dia 09 e, além das tradicionais cerimônia militar e sessão solene, inclui um encontro sobre interioridade e os jovens.
O cientista luso-americano Ronald A. DePinho, presidente do maior centro oncológico do mundo, o Centro MD Anderson sobre o Cancro, da Universidade do Texas, em Houston, nos Estados Unidos da América (EUA), será agraciado com o grau de comendador da Ordem de Sant’Iago da Espada.
Com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique serão condecorados o político espanhol e presidente da Xunta de Galicia, Alberto Nuñez Feijóo, e Ernest Moniz, físico e secretário da Energia no Governo Federal dos EUA.
Ainda com a Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique serão agraciados também António-Serge de Pinho Campinos, presidente do Instituto de Harmonização do Mercado Interno (Marcas, Desenhos e Modelos) da União Europeia, e Fernando Frutuoso de Melo, diretor-geral de Cooperação Internacional e Desenvolvimento – EuropeAid na Comissão Europeia.
A mesma insígnia será ainda atribuída a João Aguiar Machado, diretor-geral de Mobilidade e dos Transportes na Comissão Europeia, Luís Matos, juiz do Tribunal Superior do Estado de Rhode Island (EUA), e
Como comendadores da Ordem do Infante D. Henrique serão condecorados Cristina Robalo Cordeiro, que dirige atualmente o polo universitário Magrebe da Agência Universitária da Francofonia, Daniel Malcolm Cameron, diretor de uma empresa importadora de vinhos no Reino Unido, e José António Silva e Sousa, advogado.
Serão ainda agraciados como comendadores da Ordem do Infante D. Henrique Marie Hélène Piwnik, professora catedrática de português nas Universidades de Bordéus e de Paris-Sorbonne, Markus Kerber, CEO e diretor-geral da Federação das Indústrias Alemãs, e Teresa Presas, ligada à indústria do papel ao longo de várias décadas.
A título póstumo será atribuído o mesmo grau a Marta Vieira Pires, professora e leitora de português em Timor-Leste e na Argentina. O fotojornalista Peter Pereira será agraciado com o grau de oficiais da Ordem do Infante D. Henrique.
A religiosa Lúcia Cândido (São Tomé e Príncipe) será condecorada como Grande-Oficial da Ordem do Mérito. Como comendadores da mesma ordem serão agraciados Abílio Morgadinho Laceiras (França), António Eduardo Gil Figueira (Namíbia), António Pereira Marques (França), Helena Silva Marques Hughes (EUA), Inácio Afonso de Gouveia Pereira (Venezuela), José António dos Santos Valentim (África do Sul), Laurentino de Sousa Esteves (Canadá), e Rogério Oliveira (Luxemburgo).
Analido Mendes Amaro, da Argentina, será condecorado como oficial da Ordem do Mérito. O Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, será agraciado como membro honorário da Ordem do Mérito. A empresária Paula Maria Ramos dos Santos Caetano (África do Sul) será condecorada como comendadora da Classe do Mérito Comercial da Ordem do Mérito Empresarial.
Antigos Ministros
O Presidente português ainda vai condecorar no 10 de Junho mais de 40 personalidades nacionais, entre as quais o ex-ministro das Finanças Teixeira dos Santos e, a título póstumo, o antigo ministro da Ciência Mariano Gago.
Fernando Teixeira dos Santos, que tutelou a pasta das Finanças entre 2005 e 2011, nos governos socialistas de José Sócrates, vai ser condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo. O antigo ministro da Ciência Mariano Gago, que morreu em abril deste ano e desempenhou funções nos governos socialistas de António Guterres e José Sócrates, será agraciado, a título póstumo, com igual distinção.
O antigo ministro da Agricultura Arlindo Cunha, que desempenhou funções entre 1990 e 1994 no Governo de Cavaco Silva e atualmente é presidente da comissão vitivinícola Região do Dão, será distinguido com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial, Classe do Mérito Agrícola.
O vice-almirante José Alfredo Monteiro Montenegro, o tenente-general Frederico José Rovisco Duarte, e o tenente-general António Afonso dos Santos Allen Revez receberão a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis.
O pintor e ceramista Querubim Lapa será condecorado como Grande-Oficial da Ordem de Sant’Iago da Espada, enquanto a médica Fátima Cardoso, o imunologista Henrique Viega-Fernandes e a antiga diretora do Palácio Nacional da Ajuda Isabel Silveira Coutinho serão agraciados como comendadores da mesma Ordem.
Receberão as insígnias de oficiais da Ordem de Sant’Iago de Espada o poeta Pedro Mexia, o astrofísico Vítor Cardoso, a astrobióloga Zita Martins e o escultor Alexandre Farto. O cenógrafo António Lagarto e o compositor Júlio Pereira serão condecorados como Grande-Oficial da Ordem do Infante D.Henrique.
Como comendadores da mesma Ordem serão distinguidos o músico António Zambujo, os estilistas Carlos Gil, Nuno Baltazar e Nuno Gama, o secretário-geral da Fundação EurActiv João Diogo Pinto, o designer de moda Filipe Oliveira Baptista, o presidente da câmara de Lamego, Francisco Lopes, o antigo presidente da Associação de Jovens Empresários Francisco Maria Pinto Balsemão, o músico João Pracana e a diretora do Museu do Fado, Sara Pereira.
O maestro Dinis Sousa e o coordenador de programas humanitários Bruno Neto receberão as insígnias de Cavaleiro da Ordem do Infante D.Henrique. A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima será agraciada como membro honorário da Ordem da Liberdade.
Como Grande-Oficial da Ordem do Mérito será distinguido o médico oftalmologista António Travassos e o presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica João Almeida Lopes. O empresário Orlando da Costa Lourenço receberá as insígnias de Grande-Oficial da Ordem do Mérito Empresarial, Classe do Mérito Agrícola.
Como comendadores da Ordem do Mérito serão condecorados o ex-presidente da câmara de Resende António Borges, o presidente do conselho de administração da Editorial Presença, Francisco Espadinha, o antigo presidente da câmara de Armamar Hernani Almeida, o ex-presidente da câmara de Sernacelhe José Cardoso e a médica ginecologista Maria Teresa Osório Mesquita Montes.
O professor catedrático da Faculdade de Belas Artes do Porto Francisco Laranjo será distinguido como comendador da Ordem da Instrução Pública, enquanto a presidente do grupo DIELMAR Ana Paula Rafael e o presidente do grupo PROEF, Eurico Ferreira, serão agraciados como comendadores da Ordem do Mérito Empresarial, Classe do Mérito Industrial.
O fundador e presidente da organização não-governamental “Mundo a Sorrir”, Miguel Pavão, receberá as insígnias de oficial da Ordem do Mérito e o empresário agrícola Filipe Cadeirinha e o agricultor Luís Sabo serão condecorados como oficiais da Ordem do Mérito Empresarial, Classe do Mérito Agrícola.
Como oficiais da Ordem do Mérito Empresarial, Classe do Mérito Comercial serão distinguidos o designer gráfico e responsável pelo projeto ColorADD Miguel Neiva e o presidente da Science4you, Miguel Pina Martins.
A ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias e o centro cultural “Os Serranos”, de Newark, nos Estados Unidos da América, serão agraciados como membros honorários da Ordem do Mérito.