Por Ronaldo AndradeDe São Vicente para Mundo Lusíada
Mundo Lusíada
>> O cantor Roberto Leal durante apresentação. ABAIXO >> Diretores da UNEPA (União das Empresas de Panificação e Afins da Baixada Santista) no palco do Ilha Porchat Clube, em São Vicente. |
Um autêntico show, verdadeiro presente de aniversário à UNEPA (União das Empresas de Panificação e Afins da Baixada Santista) e também às mais de mil pessoas foi o espetáculo que o cantor Roberto Leal proporcionou no dia 26 de novembro, no Ilha Porchat Clube, em São Vicente.
Interpretando inúmeros sucessos de quase 40 anos de carreira, o cantor recebeu o carinho dos fãs e principalmente das fãs, que se aproximavam próximo do palco para abraçar e beijar o artista, que respondia à altura a calorosa acolhida recebida. No evento também houve a comemoração do aniversário de Roberto Leal, que completou 59 anos no dia seguinte à apresentação.
O presidente da UNEPA, Adalberto Vieira Freire, agradeceu a presença dos convidados e o trabalho realizado pela diretoria. O vice-presidente, Antônio de Oliveira Lopes, disse que a entidade prepara outras atrações para os associados, a exemplo do show do artista lusitano, que lotou as dependências do Ilha Porchat: `Se tivéssemos mais convites venderíamos, pois a procura foi muito grande”.
Presente ao evento, o empresário e cônsul-honorário de Portugal em Santos, Armênio Mendes, parabenizou a UNEPA pelo aniversário: “Gostaria de felicitar todos os diretores e funcionários, que nos proporcionam o pão nosso de cada dia”, afirmou. A entidade foi homenageada, com a entrega de uma placa, pelo vereador da Câmara Municipal de Santos, Antônio Carlos Banha Joaquim (PMDB).
Em entrevista ao Mundo Lusíada, Roberto Leal disse que é uma grande satisfação retornar à Baixada Santista após alguns anos, e que a receptividade do público é sempre especial. Sobre a carreira, o cantor prepara a gravação de um dvd, com clássicos da música portuguesa, no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, no próximo dia 4. No dia 21, se apresenta na Casa de Portugal de São Paulo e no dia seguinte embarca para Lisboa.
Roberto Leal também divulga o box com dois cd´s, um deles intitulado ‘Raiz’, “um mergulho profundo na música tradicional de Portugal, com gaitas de fole de Miranda, com destaque para o mirandês”, que possui o estatuto de segunda língua oficial de Portugal, falada no Concelho de Miranda do Douro. O segundo cd, com o nome ‘Vamos brindar’, possui os ritmos que o cantor influenciou em vários grupos, como o Secos e Molhados e Mamonas Assassinas. Os cd´s são da gravadora Movieplay Music.
O cantor também fica satisfeito pelo fato das rádios em Portugal terem aberto maior espaço à música nacional. “Isso faz com que a música portuguesa seja preservada e revele novos artistas. Aprecio, por exemplo, cantores como Paco Bandeira, Rui Veloso e também Mariza, Joana Amendoeira e Dulce Pontes, que divulgam o fado, música de raiz de Portugal, assim como o samba é a música raiz do Brasil”, finaliza. |