Acompanhado de uma orquestra, Roberto Leal canta fado e dá um “tratamento diferenciado” para a música portuguesa, em um cruzeiro que acontece no próximo mês de abril.
Por Odair Sene
Mundo Lusíada
Em comemoração ao ano Brasil-Portugal, e aos 513 anos do Descobrimento do Brasil, acontece uma viagem a bordo de um navio entre São Paulo e Rio de Janeiro. O “Cruzeiro do Descobrimento”, promovido pela Numatur Turismo de 19 a 22 de Abril de 2013, terá show exclusivo do cantor português Roberto Leal, em alto-mar.
Ao Mundo Lusíada, o cantor falou das preparações para este que será um projeto em conjunto com o maestro luso-brasileiro João Carlos Martins. Serão dois shows de Roberto Leal no cruzeiro, um deles com um projeto inédito intitulado “Fado Sinfônico”. “Foi o João Carlos Martins que deu o título, e esse projeto completo estará na primeira noite do cruzeiro” comenta Roberto Leal, nos adiantando alguns detalhes, durante uma apresentação em seu restaurante, Marques de Marialva, em Alphaville na grande São Paulo.
“O maestro João Carlos Martins me disse, já emocionado, que além da vida clássica tem três projetos fora da Orquestra Sinfônica. Dois ele já realizou, que foi a Sinfônica na Avenida com a bateria da Escola de Samba Vai-Vai e a segunda com Chitãozinho e Xororó. O terceiro com o Fado, ele homenageia seu pai. Então aqui está uma junção de sentimento, de amor e muitas verdades, e eu só acredito em projetos que tenha este link. E o bonito disso tudo é que João Carlos Martins está vibrando como uma criança” afirmou Roberto Leal. O projeto inicial é da gravação de um cd intitulado Fado Sinfônico, com a orquestra do maestro, o mesmo trabalho que será apresentado numa das noites a bordo do Cruzeiro do Descobrimento.
Roberto Leal garante que neste show, com violoncelo, guitarra portuguesa e orquestra, será dado um tratamento diferenciado a música portuguesa como nunca aconteceu.
“Um show não terá nada a ver com o outro. Um, o Fado Sinfônico, contará com um cd que está sendo preparado especialmente para acompanhar musicalmente nesta noite em que todas as pessoas, da plateia e palco, estarão vestidas de negro. E depois, no segundo dia, um show alegre com todos os sucessos e toda emoção que faz parte do nosso espetáculo, em que estarão todos vestidos de branco, inclusive a nossa orquestra” explica o cantor.
“O mais bonito é que estamos inseridos nos Descobrimentos. E também foi prestigio da Numatur, porque ela tem a felicidade de estar no seio da nossa comunidade portuguesa, se inserindo junto com as autoridades de Portugal, com o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, Antonio de Almeida e Silva, e todas as lideranças portuguesas para que esse show faça parte exatamente das comemorações do ano de Portugal no Brasil”.
Roberto Leal ainda relatou ao Mundo Lusíada que esteve nessa mesma viagem, de três dias a bordo do Splendour of the Seas, da Royal Caribbean, citando como um dos melhores e incentivando a todos que participem contando com a confiança e a estrutura “altamente protegida” afirma. “Todos nós portugueses somos ligados ao mar, qual é o português que nos últimos 60 ou 70 anos que chegou ao Brasil não veio através de um navio? Eu digo o seguinte: os mares ainda são os mesmos, mas os perigos dos caminhos já não são iguais. Este navio vai nos dar um cenário para que possamos desfrutar, até pela vitória de cada um nas suas atividades. É uma oportunidade única, não só portugueses mas de certa forma pessoas ligadas a história do mundo lusíada, que possa realmente sentir o momento de estarmos juntos numa festa”.
O Cruzeiro do Descobrimento sai do Porto de Santos dia 19 de abril, chega no dia seguinte a região de Búzios, onde os passageiros podem descer e conhecer melhor a cidade turística mais visitada do Rio de Janeiro, e retorna na manhã de 22 de abril a Santos. Além dos shows principais com Roberto Leal, o navio inclui diversas atividades e todas as refeições inclusas.
Nesta noite em SP, Roberto Leal recebeu amigos e clientes assíduos para mais um show em sua casa. “Marques de Marialva é uma tentativa de dar continuidade a tudo que fazemos, lutamos e vamos batalhar sempre pela música portuguesa no Brasil” afirma ele que trouxe dois chefs especializados na culinária portuguesa para a casa.
Antes de entrar em estúdio para gravação do cd especial, Roberto viaja para Portugal e retorna no final de agosto para o Brasil. Saiba mais informações na página www.facebook.com/CruzeirodoDescobrimento.